SAÚDE

Prazo de vacinação contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira (21).

A Secretaria de Saúde alerta os pais ou responsáveis por crianças com idade entre seis meses a cinco anos incompletos que o prazo de vacinação contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira, 21 de junho. A vacina é oferecida em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde, na Zona 7.

A preocupação, justifica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, é o índice de vacinação até a terça-feira (18), quando 83,86% das 19.941 crianças na faixa etária em Maringá estavam imunizadas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde, compara o secretário, é de vacinar 95% das crianças de seis meses a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

A faixa etária mais preocupante é a de um ano, com apenas 67,28% das crianças vacinadas. Entre as crianças com idade entre seis e onze meses o índice era de 85,45%; seguido pelos dois anos com 87,39%; três anos com 90,54% e quatro anos com 91,39%. ““São as crianças que dependem totalmente dos pais ou responsáveis para serem vacinadas”, lembra Nardi.

A expectativa da Secretaria de Saúde é alcançar a meta de 95% do Ministério da Saúde até sexta-feira. “Faltam pouco mais de 3,2 mil crianças para serem vacinadas e os pais devem procurar uma Unidade Básica ou a Sala de Vacinas da Secretaria o quanto antes para evitar filas nos últimos dias”, alerta Nardi.

A imunização de 95% certifica o Brasil para a erradicação da poliomielite, estabelecendo proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos dois últimos anos 16 países registraram casos da doença. Na sua maioria decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão (transmissão sustentada por mais de um ano de circulação).