TRÂNSITO

"FAIXA: EU PARO!": Setran esclarece que pedestres devem obedecer semáforos

A Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) esclarece aos motoristas e, em especial, aos pedestres do município que as faixas de segurança para parada voluntária dos condutores de veículos estão localizadas em pontos onde não há semáforo no trânsito.

De acordo com o diretor de Trânsito do município, Luís Miura, nos locais onde há semáforo instalado os motoristas e pedestres devem obedecer à sinalização.

"Temos observado que em alguns pontos perigosos do trânsito - inclusive em cruzamentos da Avenida Colombo, pedestres estão correndo riscos ao atravessar a pista sem respeitar à sinalização do semáforo e confiando na parada dos veículos que estão circulando", alerta o diretor.

Ele volta a lembrar que em pontos como esses, onde há semáforo, os pedestres devem obedecer ao sinal para atravessar a pista.

Miura também destaca que nos 22 pontos onde há apenas faixas de segurança, sem semáforo instalado, não só os motoristas de carros devem dar preferência aos pedestres.

"Também os ciclistas, motociclistas e condutores de ônibus, caminhões e outros veículos, motorizados ou não, devem respeitar a travessia dos pedestres", orienta.

CAMPANHA CONTINUA: a iniciativa da Prefeitura de Maringá em conscientizar a comunidade para uma convivência pacífica e harmoniosa no trânsito urbano faz parte da campanha "Faixa: Tô parando nessa!", desenvolvida durante a Semana Nacional do Trânsito".

A campanha nacional termina neste domingo, mas em Maringá, a proposta de fazer com que os motoristas reavaliem sua maneira de dirigir e prestem maior atenção à segurança e velocidade adequada no trânsito terá caráter permanente.

Nesta semana, agentes municipais de trânsito e voluntários integrantes de entidades sociais da cidade realizaram blitze educativas e ações de orientação, sempre acompanhados de um policial milita, um atirador do Tiro de Guerra ou soldado do Corpo de Bombeiros nos locais de grande fluxo de pedestres e onde há maior risco de atropelamentos.

O objetivo foi alertar os motoristas para que reduzam a velocidade e dêem preferência de travessia ao pedestre nesses pontos que, em uma segunda etapa, serão estendidos também para os bairros da cidade.

Pmm