UEM

Cinuem exibe Homens e Deuses nesta quinta-feira (13)

No mês de junho, as exibições e os debates do CinUEM estão organizados na Mostra O Mesmo Mundo, Outras Razões, sob a responsabilidade do professor Fábio Viana Ribeiro, do Departamento de Ciências Sociais (DCS). O filme que dá continuidade à Mostra, nesta quinta-feira, dia 13, é Homens e Deuses, dirigido por Xavier Beauvois, em 2010.

Em seus comentários, o professor Fábio Ribeiro informa e destaca, antecipadamente que “na noite do dia 26 de março de 1996, sete monges do mosteiro trapista de Tibhirine, na Argélia, foram sequestrados por milicianos do GIA (Grupo Islâmico Armado). No contexto, de um lado o governo corrupto que cancelou as eleições de 1991 e colocou na ilegalidade grupos de oposição, e de outro, grupos armados islâmicos que optaram pela via do terrorismo. Entre ambos, e vivendo como sempre viveram na cordilheira do Atlas, nove monges trapistas.

Ainda que, frequentemente, Homens e Deuses seja interpretado como uma espécie de denúncia contra a intolerância, as questões colocadas ao longo de suas mais de duas horas de duração vão bem além. Possibilidade que parece ser sugerida durante todo o filme. Em vários e belos momentos, seus personagens tentam explicar, com ou sem palavras, aquilo que os move e justifica seu afastamento do mundo exterior.

Numa das cenas mais significativas, sem qualquer diálogo, bebem vinho e dividem sua felicidade por estarem juntos, mesmo sabendo que, muito provavelmente, irão morrer. Trata-se, de certa forma, como dirão muitos, de um despropósito, de uma luta contra a própria natureza humana.

O local da exibição continua no Auditório do Bloco I-12, e o horário é o de sempre: 18h30.