CULTURA

DIA DA ÁRVORE: Concurso ecológico premia alunos no Parque do Ingá

Alunos de 8 escolas municipais, 9 estaduais, 10 particulares e de 3 entidades participaram do concurso "Ilustrações Ambientais", quinta-feira (21), no Parque do Ingá.

A atividade, desenvolvida em comemoração ao Dia da Árvore, envolveu mais de 900 alunos de 5ª a 8ª séries, que pintaram 58 bancos do parque com temas ecológicos.

O objetivo foi despertar a conscientização de crianças e adolescentes da importância da conservação do patrimônio público.

Para a gerente do Parque do Ingá, Anna Cristina Ésper Amaro de Faria, os alunos também contribuíram no cuidado visual do local, pois "os 58 bancos ficarão ao redor do parque servindo de assento e de elemento decorativo".

Durante a premiação, estiveram presentes cerca de 200 alunos, acompanhados dos professores.

A escolha do trabalho vencedor ficou por conta do prefeito de Maringá, Silvio Barros, do secretário municipal do Meio Ambiente e Agricultura, José Croce Filho e dos funcionários do parque.

Os oito primeiros lugares receberam premiações.

Os grandes vencedores foram os alunos da Escola Adventista, que pintaram a peroba-rosa, uma das árvores utilizadas no planejamento da arborização da cidade.

O prêmio para o 1º lugar é uma viagem ao Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo em Fênix, para onde 30 alunos da escola devem ir ainda neste ano.

Aos demais premiados, do 2º ao 8º lugar, foram distribuídos livros com o título "Lista vermelha de animais ameaçados de extinção no estado do Paraná" e "Lista vermelha de plantas ameaçadas de extinção no estado do Paraná".

Peroba-rosa: com o nome científico de “Aspidosperma polyneuron”, a peroba-rosa, como é conhecida popularmente, alcança de 20 a 30 metros de altura e seu tronco chega a ter de 60 a 90 cm de diâmetro.

É encontrada nos estados litorâneos da Bahia até o Paraná e também em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Em Maringá, a espécie pode ser encontrada no Parque do Ingá e em alguns bairros antigos, como Zona 2 e Vila Operária.
Pmm