EVENTO

Workshop deve reunir 200 engenheiros no auditório do Crea-PR em Maringá.

Cerca de 200 engenheiros de todo o Paraná são esperados, nesta terça-feira (dia 4), no auditório do Con­­selho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), em Maringá, para o workshop “Microrevestimento Asfáltico a Frio”. O evento – promovido pela Associação dos Engenheiros do Departamento de Estrada e Rodagem do Paraná (DER-PR), em parceria com o CREA-PR – tem como proposta sanar dúvidas técnicas sobre a aplicação deste tipo de revestimento. O workshop começa às 8h30 e vai até as 17h30.

“Trata-se de uma tecnologia avançada que, por conta do baixo custo e da alta durabilidade, tem sido muito utilizada pelos governos federal, estadual e municipal na recuperação da malha viária, principalmente no Paraná. O workshop vai detalhar as características deste revestimento de espessura delgada que permite a reabilitação superficial de pavimentos deteriorados sem comprometimento estrutural. Outra vantagem é que, por ser mais poroso, ele melhora a aderência dos veículos contribuindo para segurança no trânsito”, explica Dr. Rui Assad, presidente da Associação dos Engenheiros do Departamento de Estrada e Rodagem (AEDER).

O workshop sobre a tecnologia – desenvolvida em São Paulo e difundida para todo o Brasil – será ministrado pelo Doutor e engenheiro químico, Rafael Reis, e pelo mestre e engenheiro civil, Luiz Henrique Teixeira, ambos membros da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Asfalto (ABEDA). Os palestrantes farão a exposição teórica do tema no período da manhã e a tarde uma demonstração da aplicação do Microrevestimento Asfáltico a Frio. A aula prática será na Avenida Monteiro Lobato, nas proximidades da área do antigo aeroporto de Maringá.

A abertura do evento terá a presença do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, do prefeito de Maringá, Roberto Pupin, do presidente da Abeda, Carlos Guilherme do Rego, e do superintendente regional do DER-PR, engenheiro Osmar Lopes.

Palestra

No dia 6 de setembro será realizado, no auditório do CREA-PR, em Maringá, um novo evento sobre o mesmo tema. Trata-se do primeiro ciclo de palestras sobre rodovias, voltado para profissionais e estudantes das áreas de Engenharia. “Serão abordados projetos e execução de rodovias. Os participantes também farão visitas in loco”, diz a diretora da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), Roselli Valle, que coordena o evento. Ela ressalta que o objetivo é fortalecer o mercado de trabalho, “porque faltam profissionais especializados nessa área”.