MÚSICA

Femucic completa 35 anos homenageando Maringá.

A última noite da 35ª edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic) foi de festa. No sábado (25), 14 músicas selecionadas para o festival foram apresentadas ao público do Teatro Calil Haddad. A história do festival foi recontada durante os quatro dias do evento, pelo grupo Circo Teatro Sem Lona, com direção de Pedro Ochôa.

O músico maringaense Rubens Neves, popularmente conhecido como Boi, também faz parte dessa trajetória de 35 anos do Femucic. Além de ser selecionado para compor a mostra de 2013 com a música “Notícias do Norte”, ele interpretou a música de Joubert de Carvalho, que inspirou o nome da cidade. O gerente executivo do Sesc Maringá, Antonio Vieira, foi aplaudido pelo público pelo trabalho dedicado ao festival.

O secretário da Cultura, Jovi Barboza, acompanhou as apresentações e destacou a importância do festival, que leva o nome de Maringá para o país. “Por quatro dias Maringá foi mais uma vez a capital da música brasileira. Tivemos a oportunidade de receber músicos de todo o país em nossa cidade e de prestar nossa homenagem a Maringá e aos 35 anos do Femucic. Parabéns aos organizadores, aos músicos e ao público por mais essa edição”.

As cidades de Manaus (AM), Medianeira (PR), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Itajaí (SC), Tramandaí (RS), Porto Alegre (RS), Maringá (PR) e Palmas (TO) foram representadas na quarta noite do evento.

As tradições do Norte foram retratadas por Gonzagla Blantez na música “Panela de Barro”, de Edinaldo Reis. De Cuiabá (MT), os músicos Estela Ceregati, John Stuart, e Juliane Grisólia do Grupo Monofoliar se apresentaram com as músicas “Mundo Som”, “Madalena” e “Segundo Quarto”.

O paulistano Demétrius Lulo voltou ao palco do Femucic para interpretar as músicas “Carnais Carnavais” e “O nome, a pessoa”, dos compositores Wagner Barbosa e Vinicius Calderoni, respectivamente. Os catarinenses Alexandre Sol, Elieser de Jesus, Evandro Hasse e Mário Júnior, do Grupo Samburá apresentaram as canções “Sofia” e “Boi de Papaia”.

As músicas “Aqui cê faz, aqui cê paga” e “Sonego” foram apresentadas por Moreno Morais e Banda. O Grupo Chão de Areia, de Tramandaí (RS), apresentou “A moenda e o tempo”. Do estado de Tocantins, Everton dos Andes interpretou a canção “Luz de natividade”, de sua autoria.

Convidada a participar do Bônus Paranaense do festival, Maryanne Francescon, encantou com sua gaita ponto a música “Ana Luiza”, de Fellip Mazzola. A menina de Medianeira (PR) também se apresentou junto a banda de apoio no tema de abertura do Femucic, nas quatro noites da mostra não competitiva.