TRÂNSITO

Campanha de respeito às faixas começa hoje

A partir de hoje dia 21, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) lança oficialmente a campanha educativa para que condutores de carros, motos e bicicletas passem a respeitar as faixas para pedestres, mesmo que não haja semáforos nesses locais.

A iniciativa faz parte da campanha "Faixa: Tô parando nessa!", desenvolvida em Maringá nesta Semana Nacional do Trânsito, com a finalidade de fazer com que os motoristas reavaliem sua maneira de dirigir e prestem maior atenção à segurança e velocidade adequada no trânsito urbano.

A adesão maciça da população fez com que até o monumento ao desbravador - conhecido como "Peladão", na Praça 7 de Setembro - contribuísse com a campanha, ostentando camiseta e faixas de apelo.

As placas de orientação aos motoristas, atualmente cobertas, vão ser descerradas às 9 horas da manhã desta quarta-feira.

Elas estão distribuídas em 22 locais de grande fluxo de pedestres no centro da cidade e considerados de alto risco de atropelamentos (veja no box a localização das placas).

Nos próximos dias, voluntários integrantes de entidades sociais da cidade permanecerão nesses locais realizando ações de orientação, sempre acompanhados de um policial militar, um agente de trânsito, um atirador do Tiro de Guerra ou soldado do Corpo de Bombeiros.

Os voluntários terão a disposição faixas para alertar os motoristas para que reduzam a velocidade e dêem preferência de travessia ao pedestre nesses pontos.

De acordo com o diretor de Trânsito do município, Luís Miura, em uma segunda etapa as placas e faixas específicas para pedestres serão estendidas também para pontos considerados críticos nos bairros da cidade.

BLITZE EDUCATIVAS: como forma de reforçar a proposta de orientar motoristas e pedestres para um convívio pacífico no trânsito, a Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) dá prosseguimento nesta semana à série de blitze educativas que vem sendo realizada por toda a cidade.

Ajudados por voluntários, policiais militares, atiradores do Tiro de Guerra e integrantes do Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito promovem ações de orientação aos motoristas através da distribuição de panfletos contendo dicas para evitar acidentes.

Entre as orientações estão como evitar colisões na traseira dos veículos à frente, sinalização para os veículos que vêm atrás, visualização das calçadas ao parar antes da faixa e obediência ao semáforo.

"O objetivo inicial dessas ações é disciplinar o comportamento de motoristas, motociclistas e ciclistas no trânsito.

Na segunda etapa serão intensificadas as orientações específicas para os pedestres, que são o objeto principal de proteção na campanha deste ano", explica o secretário municipal dos Transportes (Setran), Valdir Pignata.

LOCAIS ONDE O MOTORISTA DEVE OBEDECER ÀS PLACAS E DAR PREFERÊNCIA AOS PEDESTRES:

- Av. Bento Munhoz da R. Neto (frente a Copel)

- Av. MauÁ x R. Otávio Perioto

- R. Santos Dumont x R. Piratininga

- R. Basílio Saltchuk x Av. XV de Novembro

- Av. Brasil x R. Basílio Saltchuk

- Av. Tamandaré x R. Basilio Saltchuk

- R. Basílio Saltchuk x R. Arthur Thomas

- Av. Tamandaré x Tv. Julio Mesquita

- Av. Brasil x R. Piratininga

- Av. Duque de Caxias x R. Arthur Thomas

- Av. Laguna x R. Santos Dumont

- Av. Paraná x R. Arthur Thomas

- Av. Tiradentes x R. Piratininga

- R. Basílio Saltchuk x Av. Tiradentes

- R. Basílio Saltchuk x R. Joubert Carvalho

- R. Basílio Saltchuk x R. Neo Alves Martins

- R. Basílio Saltchuk x R. Santos Dumont

- R. Otavio Perioto x R. Santos Dumont

- R. Piratininga x Av. XV de Novembro

- Av. Cerro Azul (próximo à Rua Assaí)

- Av. Cerro Azul x R. Arion R. de Campos

- Av. Cerro x Av. J.K. - rotatória

Mais informações: 3901-1717 (Setran)

Pmm