EXPOSIÇÃO

Exposição de arte indígena no Centro de Excelência.

A Sala de Exposição do Centro de Excelência da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está exibindo a mostra Rede tribal, que faz parte de um projeto selecionado em 2012, no Prêmio Aniceto Matti, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Maringá. O projeto tem o objetivo de difundir a arte indígena dos povos Kaingang e Guarani e foi proposto por Sheilla Souza, artista plástica e professora no curso de Artes Visuais na UEM.

A exposição é realizada em parceira com artistas Guarani e Kaingang, das Terras Indígenas Apucaraninha, Faxinal Ivaí, Iwy Porá e Laranjinha, além de uma equipe de colaboradores da Associação Indigenista - Assindi - Maringá, estudantes indígenas e do curso de Artes Visuais da Universidade.

As peças que compõem a exposição fazem parte do acervo da Associação Indigenista de Maringá – Assindi, para onde retornam no mês de julho, como parte de uma exposição realizada no Museu Kré Porá, localizado no Centro Cultural Indígena da entidade.

A proposta surgiu diante da necessidade de registro, valorização e difusão da produção de objetos de arte indígena em parceria com a Assindi, que possui 12 anos de atuação com indígenas das etnias Kaingang e Guarani em Maringá. As atividades deste projeto incluem a pesquisa sobre a arte indígena da região, visando à publicação de um livro.

“As ações previstas no projeto, como organizar, identificar e expor objetos ligados a arte indígena Kaingang e Guarani interessam tanto aos moradores da cidade de Maringá quanto aos indígenas, pois são aspectos da cultura da região pouco conhecidos em profundidade e que a partir deste conhecimento poderão contribuir para a valorização de nossa memória cultural. Este aspecto vem sendo destacado, pois a cidade tornou-se um centro de referência no Paraná, considerando que é a única cidade do Estado que conta com um espaço para acolher os indígenas que aqui vêm comercializar sua arte”, explica a professora Sheilla, organizadora do evento.

Serviço:

Exposição Rede Tribal, com obras de Sheilla Souza.

Período: 7 de maio a 5 de junho

Horário: 9 às 11 e 14 às 17 horas, de segunda a sexta feira.

Local: Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade, Av. Itororó, s/nº (antiga Usina do Conhecimento), Zona 2 – Maringá.

Telefone: (44) 3011-5700.

Entrada Franca.