EXPOINGÁ

Estande mostrará imposto de diversos produtos.

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) estará presente mais vez na Expoingá 2013, que acontece de 9 a 19 de maio, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

A Expoingá 2013 acontece entre os dias 9 e 19 de maio e quem for ao evento poderá no estande da ACIM, obter informações sobre produtos e serviços fornecidos pelo departamento comercial. Também será realizado o Feirão do Imposto, com voluntários do Observatório Social de Maringá. Será uma oportunidade para conhecer o percentual de impostos de produtos da cesta básica, eletrônicos, entre outros. Um televisor exibirá o Impostômetro, mostrando em tempo real quanto o governo arrecada em impostos.

Oportunidades com China e EUA

Durante a 41ª edição da Expoingá, o Instituto Mercosul, órgão de comércio exterior da ACIM, e a Sociedade Rural de Maringá (SRM) realizarão a 9ª edição do “Fórum de Negócios Internacionais”. Será em 15 de maio, quarta-feira, a partir das 18h30, com o tema “Oportunidades comerciais com Estados Unidos e China”.

Entre os palestrantes confirmados para esta edição está o administrador e líder de projetos da Brazil/Flórida Chamber of Commerce, José Carlos do Nascimento. Ele discutirá oportunidades de negócios com os Estados Unidos, como utilizar a Câmara de Comércio, como tornar uma empresa uma multinacional e a realidade da economia norte-americana.

A segunda palestrante será da consultora empresarial com grande experiência em negociações envolvendo empresas chinesas Andréa Martins. Ela discutirá prospecção e avaliação de fornecedores; controle de qualidade e inspeção; como proteger a propriedade intelectual no país asiático e como tornar a China uma plataforma de exportação para o resto do mundo.

Uma terceira palestra será ministrada pelo sócio da consultoria tributária e societária Princewaterhouse Coopers do Brasil Jonathas Gabardo, sobre o impacto tributário nas importações e como as empresas podem administrar os tributos pagos no comércio exterior. A participação será gratuita, com inscrições feitas pelo telefone (44) 3025-9616.