FISCALIZAÇÃO

Em 2013 CREA já recebeu 79 denúncias de irregularidades em Maringá.

Obras e serviços da área de engenharia e agronomia que apresentarem irregularidades podem ser denunciados, até anonimamente, ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR). As informações são enviadas pelo site do órgão, no link “Denúncia online”.

Só neste ano foram feitas 176 denúncias às cinco inspetorias da região noroeste do Paraná (Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama), sendo que 146 já foram inspecionadas.

A maioria diz respeito a infrações cometidas em construções civis, em especial por falta de profissionais habilitados para acompanhar as obras.

O serviço, no entanto, abrange todas as áreas da engenharia e da agronomia. “Serviços como dedetização e desratização de ambientes, instalação de cercas elétricas, instalação e manutenção de ares condicionados, aplicação de defensivos agrícolas em lavouras, entre outros, devem ter o acompanhamento de um profissional habilitado”, fala o inspetor do CREA em Cianorte, engenheiro civil Alex Godoy da Silva.

Empresas que prestam serviços na construção civil, como fábricas de laje, estruturas pré-moldadas ou metálicas, também devem estar devidamente credenciadas ao CREA.

Se encontradas irregularidades nos serviços ou obras fiscalizadas, o profissional responsável ou proprietário é notificado, e em caso de reincidência pode ser multado ou ter a obra paralisada.

As denúncias podem ser feitas no site do CREA (www.crea-pr.org.br) ou pessoalmente, nas inspetorias do órgão.

Denúncias de irregularidades por inspetoria em 2013:

Campo Mourão – 42

Cianorte – 25

Maringá – 79

Paranavaí – 17

Umuarama – 13