SAÚDE

Crianças e gestantes são os grupos menos imunizados contra a gripe até essa terça-feira (23).

Crianças e gestantes são os grupos menos imunizados contra a gripe até essa terça-feira (23).
Meta é vacinar 7.175 crianças, mas até momento somente 3.445 foram imunizadas.

A Secretaria de Saúde vacinou até essa terça-feira 45.944 pessoas contra a gripe em Maringá. A meta é imunizar 91.039 pessoas inseridas nos grupos determinados pelo Ministério de Saúde. Crianças e gestantes são os grupos menos vacinados até o momento, enquanto idosos e puérperas são os mais imunizados.

Das 7.175 crianças entre 6 meses a dois anos que devem receber a vacina, apenas 48% receberam a dose até terça. “A criança precisa do pai ou responsável para ser vacinada. A imunização começa após 15 dias da vacina aplicada, por isso quanto antes receber a dose, mais rápido surtirá efeito contra a gripe. Reforçamos o compromisso dos pais com os filhos”, diz coordenadora de vacinas da Secretaria, Edlene Aceti Goes, informando que apenas 3.445 crianças foram vacinadas.

O mesmo alerta é válido para as gestantes, das 3.587 contabilizadas pela Secretaria de Saúde somente 1.659 foram imunizadas, o que representa cobertura de 46,25% do grupo.

A campanha de vacinação prossegue até o dia 30 de maio, com as doses sendo distribuídas em todas as 27 Unidades Básicas de Saúde (cada posto seguindo seu horário de funcionamento) e na sede da Secretaria, das 8 às 17 horas.

Devem receber a dose os grupos determinados pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.