ENSINO SUPERIOR

Cesumar completa 23 anos e anuncia mudança do nome da instituição.

Ao completar 23 anos de história, o Cesumar anunciou nesta segunda- feira (22) a mudança do nome da instituição, que agora passa a ser Unicesumar.

Cesumar completa 23 anos e anuncia mudança do nome da instituição.
Nova marca da instituição.

Durante a entrevista coletiva para imprensa concedida pelo reitor Wilson de Matos Silva, o vice-reitor Wilson Filho e o presidente da mantenedora, professor Cláudio Ferdinandi foi explicado o motivo da alteração e os investimentos que serão feitos pela instituição nos próximos três anos, com o objetivo de alcançar a marca de 120 mil. Atualmente a Unicesumar conta com 50 mil alunos, atingindo grande parte do território nacional por meio do ensino presencial e à distância.

‘’Não foi uma decisão fácil, pois o nome Cesumar, por tudo que representa, tem um índice de conhecimento e reconhecimento muito forte no mercado. Mas, desafios nunca nos paralisaram, por isso a partir de agora somos Unicesumar’’, afirma o reitor Wilson de Matos Silva.

“Diante de pesquisas realizadas, apontando os atributos da marca (qualidade, credibilidade, responsabilidade, comprometimento e modernidade) e o reconhecimento da instituição no Estado, tomou-se a decisão de transformar a sigla Cesumar – que remete a Centro Universitário de Maringá - em nome próprio e acrescentar o prefixo “Uni” que remete à autonomia universitária que um centro universitário possui, facilitando o reconhecimento da população quanto ao segmento e à organização acadêmica que a instituição está inserida”, explicou o reitor.

Segundo a resolução Nº 7, de 28 de novembro de 2008, do Conselho Nacional de Educação, que dispõe sobre a utilização de denominações e siglas por Instituições de Educação Superior, a sigla “Uni” é de uso exclusivo de instituições de Educação Superior detentoras da prerrogativa legal de autonomia universitária, entre elas universidades e centros universitários.

Novos Investimentos

Os investimentos para os próximos anos anunciados pelos reitor Wilson de Matos Silva e o vice-reitor preveem a ampliação da estrutura física do campus e também a expansão do número de polos de educação à distância. A instituição projeta chegar a 150 polos de EAD em 2015 e 120 mil alunos em 2016 no ensino presencial e a distância.

Como suporte para este crescimento, a UniCesumar, uma das maiores empregadoras de Maringá, com 1.800 funcionários atualmente, deu início este ano à construção de um prédio administrativo de nove pavimentos e 9 mil metros quadrados de área construída. O investimento chega a R$ 18 milhões, gerando cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

Também estão projetados abertura de novos campi em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Guarapuava e Arapongas com investimentos que deverão chegar a mais de R$ 40 milhões nos próximos anos. Ponta Grossa é a primeira cidade a ser beneficiada. Já está adiantado na cidade o processo de abertura dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Além disso, a instituição criou este ano o ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação e também conta com três novos programas de mestrado para aprovação no MEC: Ciências Aplicadas à Saúde, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Tecnologias Limpas.