SAÚDE

Dia D de vacinação contra a gripe atendeu 8.229 pessoas neste sábado.

Dia D de vacinação contra a gripe atendeu 8.229 pessoas neste sábado.
36.561 maringaenses já foram imunizados até o final de sábado.
O Dia D contra a gripe neste sábado em todas as Unidades Básicas e na sede da Secretaria vacinou 8.229 pessoas, totalizando 36.561 imunizados até agora em Maringá. A meta é vacinar 91.039 pessoas.

Dos grupos estipulados pelo Ministério da Saúde, os idosos são os que mais procuraram os locais de vacinação. Até o momento receberam a dose da vacina contra a gripe 24.323 pessoas acima de 60 anos, somente no sábado 4.719 idosos foram imunizados. Os doentes crônicos também aproveitaram o Dia D, com a Secretaria de Saúde contabilizando 2.086 vacinados somente no sábado.

Para o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi, a mobilização dos 27 postos de saúde e da sede da Secretaria neste sábado foi positiva. “Tivemos uma boa procura e conseguimos saltar de 28.332 pessoas vacinadas até sexta-feira, para 36.561 imunizados até o final de sábado. Porém, poderia ter sido melhor, principalmente no grupo das crianças onde foram vacinadas até o momento apenas 37% do total de crianças de 6 meses a 2 anos. Os pais precisam se conscientizar e imunizar seus filhos”, reforça Nardi.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até sexta-feira (26). Devem receber a dose os grupos determinados pelo Ministério da Saúde: pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, trabalhadores de saúde, presidiários, mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias e pessoas com doenças crônicas.

A vacina não deve ser aplicada em pessoas com alergia grave ao ovo e para quem estiver com febre sem saber a origem. As demais pessoas que estiverem nos grupos determinados pelo Ministério da Saúde devem ser vacinados, mesmo se estiverem com gripe ou resfriado. Já os doentes crônicos precisam apresentar o comprovante contendo o código internacional da doença e as mulheres com filhos até 45 dias precisam apresentar comprovante com a data do parto.

Nardi lembra que a campanha dura somente essa semana. “O Ministério da Saúde estipulou duas semanas para a campanha de vacinação em todo o Brasil, e temos que cumprir o determinado. Por isso, aconselho as pessoas que fazem parte dos grupos beneficiados com as doses gratuitas que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou a sede da Secretaria o quanto antes. Nossa intenção é atingir a meta é vacinar os 91.039 maringaenses”.

Informamos as doses aplicadas contra a gripe até o sábado à tarde(20).