GERAL

Edital do teste seletivo será publicado hoje

A Prefeitura de Maringá deverá publicar hoje sexta-feira, dia 9, o edital contendo as normas do teste seletivo que vai realizar ainda neste mês para a contratação de 69 equipes de profissionais que atuarão no Programa Saúde da Família (PSF).

A previsão inicial é pela contratação de 250 a 300 agentes comunitários para a composição das equipes, além de 50 a 60 médicos, o mesmo número de enfermeiros e outro tanto de auxiliares de enfermagem e odontólogos.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Heine Macieira, a intenção é cumprir todos os trâmites burocráticos o mais rápido possível para que o teste e a contratação dos novos profissionais sejam realizados ainda neste mês.

"Se não houver tempo suficiente para isso vamos solicitar prorrogação de prazo do convênio por mais 30 dias com a Santa Casa, mas nosso objetivo é concluir o processo de contratação ainda em setembro para evitar que o convênio tenha de ser prorrogado", afirma.

Segundo Macieira, com exceção dos 22 médicos do programa que já fazem parte do quadro efetivo da rede municipal da saúde todos os demais profissionais contratados pela Santa Casa terão de participar do teste para continuar no programa.

Enquanto aguarda a realização do teste seletivo e a contratação dos novos profissionais, a população continua sendo atendida em domicílio pelas 41 atuais equipes do PSF.

INVESTIMENTO: a decisão de assumir, a partir de outubro, a administração e controle do Programa Saúde da Família pela Secretaria Municipal da Saúde, foi tomada no final do mês passado pelo prefeito Silvio Barros, após visita ao Tribunal de Contas do Estado - TCE.

Seguindo orientação do Tribunal, a prefeitura deverá criar um quadro de funcionários contratados na modalidade de "emprego público", que atende os princípios fundamentais do programa, porém sem o vínculo da estabilidade, perdurando pelo período que durar o programa.

Cada equipe do Programa Saúde da Família é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de 4 a 8 agentes comunitários.

Antes do rompimento do convênio por parte da Santa Casa, o Programa Saúde da Família custava R$ 800 mil mensais, para a Prefeitura de Maringá prestar atendimento a uma média de 3.500 famílias.

Metade desse valor é repassado pelo Ministério da Saúde e os outros 50% são em contrapartida do município.

Mais informações: 3218-3150 (Secretaria Municipal da Saúde)

Pmm