DETRAN

Servidores do DETRAN-PR entram em greve por tempo indeterminado.

Servidores do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná entraram em greve nesta sexta-feira (5) por tempo indeterminado. Segundo um dos representantes do Sindicato dos Servidores do Detran afirmou que um dos motivos que levaram à greve foi a quebra de um acordo feito entre a instituição e os servidores.

Segundo o sindicato da categoria, alguns serviços como transferência de veículo, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), realização de exames teóricos e técnicos podem ser comprometidos com a mobilização.

Em contrapartida, a direção do Detran, por meio de nota oficial, informou que cumpre o combinado e já adotou as medidas judiciais cabíveis questionando a legalidade do movimento. O órgão também preparou um plano de contingência para evitar maiores problemas aos usuários. Em todo o estado, são 800 servidores filiados ao sindicato mais cerca de 1.000 estatutários.

A autarquia vai remanejar funcionários, contando principalmente com os servidores estatutários que ocupam as Funções Comissionadas de Confiança, criadas em 2012 para formar um corpo gerencial e, assim, transferir a gestão das Ciretrans aos funcionários de carreira.

Os serviços considerados essenciais devem ser mantidos, como a liberação de veículos apreendidos, primeiro registro de automóveis, exames práticos para primeira habilitação que estejam vencidos em 30 dias, renovação de CNH vencidas há mais de um mês, além do recebimento e devolução de CNH suspensa.

Os serviços online, oferecidos pelo sistema Detran Fácil, e a emissão automática da CNH definitiva serão feitos normalmente. Os cursos de reciclagem também devem continuar. Vale lembrar que, além de serem ofertados no Detran, também é possível fazer as aulas nos Centros de Formação de Condutores credenciados.

Os serviços de veículos devem ser os menos prejudicados. Hoje, cerca de 85% deles, incluindo transferência, certidões e vistorias, já são feitos por despachantes. Vale lembrar que os despachantes, centros de formação de condutores, fabricantes de placas e clínicas médicas credenciadas atenderão normalmente.