Unioeste, Unicentro e UEM ofertam novos cursos de graduação; saiba quais
Novidades entram em vigor a partir de 2026 com a realização de vestibulares ainda neste ano.

O Governo do Paraná autorizou a criação de seis novos cursos de graduação nas universidades estaduais, ampliando as oportunidades de formação superior em diferentes regiões do Estado. As novidades entram em vigor a partir de 2026 com a realização de vestibulares ainda neste ano.
A abertura dos novos cursos segue as diretrizes da Lei Geral das Universidades (LGU), Lei 20.933/21, que estabelece critérios para o custeio de novos cursos e possibilita a ampliação de vagas sem aumento de despesas para o Estado, entre outros aspectos de gestão universitária.
Leia também:
- Confira as vagas de emprego temporário anunciadas no Maringa.Com
- Maringá Encantada retorna ao Eixo Monumental em 2025
- Primeira edição do Festival da Primavera terá balonismo, gastronomia e música
- Professores terão Carteira Nacional de Docente a partir de outubro, anuncia MEC
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) irá ofertar três novos cursos: Psicologia, em Foz do Iguaçu, com 30 vagas no período matutino; Bacharelado em Filosofia, em Toledo, com 15 vagas no turno da manhã; e o curso de Bacharelado em Química Industrial, no período matutino, também em Toledo.
A Unioeste recebeu autorização para a transferência do curso de Licenciatura em Geografia do campus de Marechal Cândido Rondon para Cascavel, com 40 vagas anuais no período noturno.
Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), também foram autorizadas novas ofertas em regime de extensão no município de Coronel Vivida. O curso de Pedagogia terá duas ofertas a partir de 2026, enquanto o curso de Licenciatura em História terá uma oferta em 2026. Os cursos serão ministrados no período noturno, com 20 vagas em cada turma.
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) passa a contar, a partir de 2026, com o curso de Nutrição, no campus sede em Maringá, com 40 vagas anuais no período noturno. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de setembro no Vestibular de Verão 2025.