TECNOLOGIA

Rede de Supermercados lança autocaixa em loja de Maringá.

O Grupo Muffato colocou em operação nesta quarta-feira (27) uma inovação em Maringá. O sistema de autocaixas já bem conhecido em países da Europa e da Ásia permite que o consumidor registre e pague sua compra, sem a presença do funcionário da loja. O primeiro autocaixa da rede em Maringá, na loja da Avenida João Paulino Vieira Filho, no centro.

O sistema de atendimento possui quatro terminais que permitem ao consumidor pesar, conferir e pagar e receber os produtos sem precisar enfrentar filas. Para isso, cada produto precisa ter o código de barras lido pelo equipamento; depois é colocado em uma sacola que está sobre uma balança. Esta checa se o peso da mercadoria confere com o que foi lido pela máquina evitando dessa forma que ocorram fraudes.

As frutas e verduras passam por duas balanças - uma que pesa o produto e informa o preço e a outra, da checagem, onde são colocados todos os produtos. Uma tela traz desenhos e nomes das frutas e verduras, em ordem alfabética.

No autocaixa o cliente tem opção de escolher entre dois idiomas para efetuar a compra, em inglês ou em português, além de dar instruções. Se o consumidor possuir dificuldade, o supermercado dispõe de uma supervisora, que cuida dos quatro terminais e orienta o cliente no autoatendimento.

O serviço é oferecido para os que compram até 15 itens e o pagamento precisa ser feito com cartão de crédito ou débito.