FISCALIZAÇÃO

Agências bancárias na região central de Maringá são fiscalizadas

Agências bancárias na região central de Maringá são fiscalizadas
Procon fiscaliza algumas agências bancárias no centro de Maringá

Os fiscais do Procon iniciaram na quarta-feira (20) a fiscalização em agências bancárias na região central de Maringá. Para a ação, foi instalada uma tenda na esquina da Avenida Getúlio Vargas e da Rua Santos Dumont, onde os fiscais estão orientando e cadastrando reclamações da comunidade.

Para o diretor do Procon, João Luiz Regiani, a ação busca verificar o cumprimento da lei municipal que determina o tempo máximo de espera para o atendimento nos bancos. O prazo É de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos em dias que antecedem e sucedem feriados, pagamentos e dias de picos. “É importante que o consumidor peça a senha de volta depois de ser atendido, pois é a prova de que ficou mais tempo esperando do que o permitido em lei”, afirmou Regiani.

A ação do Procon acontece até a próxima sexta-feira (22), das 8h30 às 17 horas. O setor de fiscalização do órgão verifica o cumprimento da Lei Municipal Nº 5.365, de 2001, prevendo multas para os bancos que não respeitarem os limites do tempo de espera nas filas dos caixas, e não disponibilizar bebedouros e sanitários convencionais ou para pessoas com necessidades especiais.

A lei só abre exceção ao tempo máximo de atendimento em caso de interrupção de energia, telefonia e transmissão de dados, ou greve.