DENGUE

Confirmada mais uma morte por dengue em Maringá

A Secretaria de Saúde confirmou nesta segunda-feira (18), a morte por dengue de um paciente homem, de 73 anos, morador do Conjunto Borba Gato. Internado sexta-feira, dia 15 de março, no Hospital Municipal, o paciente teve a doença confirmada pelo teste rápido, e morreu no domingo. Além de dengue, o paciente apresentava outras doenças graves, que interferiram no agravamento do quadro.

Na semana passada a Secretaria de Estado de Saúde atribuiu a Maringá morte de um servidor público municipal de Sarandi, pelo endereço da vítima. O paciente, de 45 anos, trabalhava em Sarandi, viajou para várias regiões antes de apresentar os sintomas e não passou pela rede de saúde de Maringá, mas teve a morte atribuída ao município.

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, alerta para a importância da população estar mobilizada contra o mosquito da dengue. “O poder público e o Comitê Municipal de Combate à Dengue tem trabalhado o combate ao mosquito e a conscientização das pessoas, mas é preciso que cada um faça sua parte eliminando a água parada”, reforça.

Nardi cita o último levantamento de índice apontando Maringá com média de 2% de presença de focos, o dobro do aceitável pela Organização Mundial de Saúde. “Diante de outros municípios, inclusive alguns próximos a Maringá, nossa situação é de controle, mas sem o envolvimento de todos o quadro pode se agravar”, alerta o secretário.