GERAL

Idosos comemoram o mês de setembro com atividades

Em comemoração ao mês do idoso (setembro), a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), programou diversas atividades culturais, artísticas, esportivas, de lazer e religiosas.

Ontem, primeiro dia do mês, mais de 300 idosos se reuniram no Auditório Dona Guilhermina para iniciar as comemorações.

Os representantes da terceira idade participaram da abertura oficial, assistiram à apresentações culturais e foram até o Parque do Ingá para fazer uma degustação de frutas.

Durante o evento estiveram presentes o prefeito, Silvio Barros; o vice-prefeito, Roberto Pupin; a secretária da Assistência Social e Cidadania, Sandra Franchini da Costa, a presidente do Provopar Maringá, Luiza Pupin e o promotor de justiça da Vara do Idoso, José Lafaiete Tourinho.

Para o prefeito, "todos os cidadãos e, principalmente, as instituições públicas devem lutar para que as leis em benefício ao idoso sejam cumpridas.

Temos que aproveitar esses patrimônios acumulados (os idosos) que podem nos trazer muitas experiências".

Políticas para idosos: a Sasc é responsável por coordenar e executar a política de proteção e defesa dos direitos do idoso.

Para garantir a integridade da classe, a secretaria utiliza serviços, programas e projetos para atender cerca de 2.200 idosos de Maringá.

O atendimento é classificado em dois tipos: Política de Proteção Social Básica e Política de Proteção Social Especial.

A Política de Proteção Social Básica compreende 29 grupos da terceira idade governamentais e não governamentais, dois centros de convivência do idoso (Eliseu Guarani e Parque das Palmeiras), dois centros Dia (um governamental e outro não governamental) e associações (Imares, Aave e Clube do Vovô).

A Política de Proteção Social Especial conta com a Casa Lar do Idoso Maringá e com o Condomínio Morada do Sol, além de quatro entidades de abrigo não governamentais (Imares, Asilo São Vicente de Paula, Lar dos Velhinhos e Wajunkai).

Hoje atualmente, o Brasil conta com uma média de 20 idosos para cada 100 crianças.

São homens e mulheres com direito a saúde, habitação, transporte coletivo, previdência, cidadania e dignidade.

Pessoas capazes de grandes conquistas no esforço que empreendemos por um mundo melhor.

Cidadãos que nos fazem não um povo mais velho, mas um Brasil mais confiante, mais sábio e mais experiente.

Pmm