INFRAESTRUTURA

Unidade da Ceasa de Maringá pode ganhar projeto baseado em modelos europeus

O projeto é arrojado: um prédio de 20 mil metros quadrados, que servirá de modelo para outras unidades e é baseado em modelos bem-sucedidos na Europa. Maringá deverá ser a primeira cidade paranaense a modernizar e ampliar o prédio da Central de Abastecimento (Ceasa).

E justamente para apresentar este projeto e discutir as novas demandas da Ceasa que será realizada uma reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) na próxima segunda-feira (dia 25), às 18h45. Do encontro participarão o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Anacleto Ortigara, o presidente da Ceasa Paraná, Luiz Gusi, empresários e comerciantes da Central de Abastecimento. Também confirmaram presença na reunião prefeitos e secretários de agricultura de Maringá e Região Metropolitana.

Segundo Gusi, Maringá foi escolhida por ter um cenário positivo: área para expansão do prédio, organização política e por ser planejada, o que deverá ser terreno fértil para uma obra de abrangência regional. Ele conta que as Centrais de Abastecimento do Paraná têm um conceito construtivo da década de 1970, onde as demandas de mercados, conceitos logísticos, normas e leis que regulamentam o funcionamento de uma central de abastecimento eram diferentes das exigências atuais.

Para a elaboração do projeto, Gusi e uma equipe técnica buscaram experiências em centrais de abastecimento da Itália, França e Alemanha. O novo modelo é fruto de uma parceria do Governo do Paraná e da região de Emilia Romagna-Itália, que passou por um processo semelhante de modernização.

A intenção é que o novo prédio ofereça eficiência logística e possibilite a diversificação de produtos ofertados, a exemplo de flores, pescados e carnes. A estimativa é que a obra custe R$ 30 milhões