ECONOMIA

Crise Européia e Americana prejudicam exportações das empresas Maringaenses

As exportações originadas em Maringá apresentaram um dos menores crescimentos dos últimos dez anos, segundo dados obtidos pelo Instituto Mercosul junto ao departamento de estatísticas do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Porém as exportações tiveram alta de 2,05% em relação a 2011, apesar de ser baixa.

Segundo o presidente do Instituto Mercosul e vice-presidente de comércio exterior da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), Cézar Couto, o baixo crescimento econômico e o agravamento da crise na Europa e nos Estados Unidos prejudicaram as exportações das empresas maringaenses. “Com os mercados cada vez mais interligados, um agravamento da crise econômica nos Estados Unidos pode prejudicar as vendas das empresas locais para o Oriente Médio, já que os países do Oriente são exportadores de petróleo para os americanos”. O Oriente Médio é destino de 9% das exportações de Maringá.

Analisando os dados de 2000 a 2012, disponibilizados pelo MDIC ao Instituto Mercosul, percebe-se que somente nos anos de 2007 e 2005 houve resultados piores do que os registrados em 2012 – naqueles anos, respectivamente, as exportações tiveram crescimento de 0,59%, e diminuição de 34,91% em relação aos anos anteriores.

Mesmo que o crescimento nas exportações tenha sido baixo, Couto argumenta que elas foram melhores do que a média paranaense, que registrou acréscimo de 1,81% - no Brasil as exportações tiveram queda de 5,26%. O presidente do Instituto Mercosul acredita que o governo adotará medidas para garantir um avanço maior nas exportações deste ano. “Dois caminhos são imprescindíveis: investir na infraestrutura portuária e garantir maior celeridade na instalação de zonas de processamento das exportações”, comenta.

Não houve muita variação em relação aos principais compradores dos produtos exportados pelas empresas locais. A explicação, segundo Couto, é o aprofundamento das relações comerciais que as empresas maringaenses conseguiram com os clientes. A China é o principal destino das exportações maringaenses, seguida por Coreia do Sul, Irã, Japão e Rússia. Somente o continente asiático (excluindo o Oriente Médio) foi responsável por 59,84% das exportações das empresas maringaenses em 2012.

Maringá mantém a segunda colocação entre os municípios paranaenses que mais exportam – o primeiro lugar é ocupado por Paranaguá, onde está localizado o maior porto do estado. No ranking nacional de municípios exportadores, Maringá subiu três posições em relação a 2011, alcançando a inédita 15ª colocação.

Importações e saldo comercial

As importações realizadas por empresas maringaenses aumentaram apenas 2,1%, atingindo US$ 379.469 milhões. O saldo da balança comercial de Maringá, que é resultado de exportações menos importações, chegou a US$ 2,2 bilhões de dólares, 2% maior do que o saldo de 2011.