SAÚDE

Confirmação de caso de raiva em morcego alerta população

A Secretaria da Saúde confirmou um caso de raiva em um morcego recolhido em um condomínio na Zona 8, região do antigo aeroporto e encaminhado para o Laboratório Central do Estado (Lacen).

“As pessoas devem evitar o contato direto com morcegos, e em caso de contato procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde ou a UPA 24 Horas”, alerta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi. Segundo ele em hipótese alguma as pessoas devem tentar retirar morcegos de residências ou qualquer outro local, pelo fato do morcego ser um animal silvestre protegido por lei, e a tentativa de removê-lo ou eliminar a espécie precisa de autorização dos órgãos ambientais.

Quando encontrar um morcego morto ou com comportamento atípico (voo diurno, atividade alimentar diurna, agressividade, contrações musculares, paralisias, encontrado durante o dia no chão ou em paredes), evitar o contato direto com o animal e comunicar o CCZ – Centro de Controle de Zoonoses (3901-1176) em horário de expediente (08h00 às 17h00) e, o mesmo procedimento serve também para animais de estimação que tenha qualquer contato com algum morcego.