EVENTO

Especialistas internacionais se reunirão em Maringá no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia

Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, Maringá receberá especialistas de instituições de pesquisa de países da América do Sul, do Norte e da Europa que confirmaram a participação no XX Encontro Brasileiro de Ictiologia. O evento também será comemorativo aos 30 anos de fundação do Nupélia e do primeiro encontro brasileiro de ictiologia.

O encontro discutirá assuntos de interesse da comunidade ictióloga como sistemática e biogeografia, genética, ecologia e biologia, hidrelétricas, peixes marinhos, pesca marinha e interior, introdução de espécies, peixes ornamentais, ictioplâncton, ictioparasitologia, isótopos estáveis e interações peixes-habitats.

Segundo os organizadores o encontro será uma oportunidade para o debate de estratégias para o desenvolvimento de novos modelos de estudos, e ações de maneira rápida e sistematizada, frente às ameaças à conservação da diversidade das espécies de peixes, como o uso indiscriminado da água, a poluição e a alteração dos habitats aquáticos, sobretudo pelos barramentos, além das alterações climáticas.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) e pelo Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia (Nupélia) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no encontro estão programados palestras, conferências, mesas-redondas, minicursos, workshops, além de apresentações orais e de painéis, reuniões da Neotropical Ichthyological Association (NIA) e do Conselho da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI) e assembleia geral.

Mais informações através do site ebi2013.sbi.bio.br