CIDADE

Maringá aparece entre as mais desenvolvidas do Brasil

Criado pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.565 municípios brasileiros, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) teve mais uma edição divulgada nesta segunda-feira (3), com dados relativos a 2010.

Maringá aparece como a 48ª cidade do País em desenvolvimento. No Paraná, fica atrás apenas da capital Curitiba e de Londrina, e tem a companhia de Araucária entre as 100 melhores. Londrina está uma posição acima de Maringá, enquanto o município da região metropolitana de Curitiba aparece em 55º.

São consideradas cidades de alto desenvolvimento cidades com índice superior a 0,8 pontos em uma escala que vai de 0 a 1. Maringá obteve IFDM de 0,8826. Em relação ao levantamento anterior, a cidade perdeu 11 posições, embora tenha melhorado o seu índice.

O índice é formado por três indicadores: educação, saúde, e emprego e renda. O principal destaque de Maringá é a área da saúde, que obteve índice 0,9211. O pior desempenho ficou com o setor de empregos e renda, com 0,8602. Eduação teve índice 0,8664.