CIDADE

Parque de Educação Ambiental Professor Makiguti será inaugurado nesta sexta-feira (23)

A Prefeitura e a Organização Não-governamental Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI) inauguram nesta sexta-feira (23), às 9 horas, o Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti. A Área de Preservação Permanente (APP) de 26,2 mil m² abriga cinco nascentes da bacia do Córrego Morangueiro e será transformada em um espaço de lazer e educação ambiental.

Com um investimento superior a R$ 100 mil, a administração municipal construiu pista de caminhada e realizou o cercamento do Córrego Samambaia, afluente do ribeirão do parque, beneficiando os moradores dos jardins Campos Elíseos, Piatã, Champagnat e Batel.

Por meio da parceria da SEMA e BSGI, as primeiras ações para a construção do parque foram iniciadas em 2007, através de pesquisas com a comunidade do entorno, elaborando assim, um projeto de arquitetura contemplando espaços de lazer e ambiente limpo e agradável para o convívio comunitário.

Em 2008, com a sanção do prefeito Silvio Barros da Lei nº 8023 de autoria dos vereadores Márcia Socreppa e Belino Bravin, o local recebeu a denominação Parque de Educação Ambiental Professor Makiguti. Após o lançamento da pedra fundamental, foram iniciados mutirões para a coleta de resíduos e plantio de árvores, realizados pelos voluntários da BSGI e moradores da região, e através da parceria com a UEM, palestras educativas contra a proliferação do mosquito da dengue.

Próximas ações

O cercamento e a pista de caminhada realizados em 2012 também contribuiram para a redução de lançamento de resíduos, proporcionando um local para melhor qualidade de vida. Para 2013, estão programados a instalação da Academia de Terceira Idade e Praça Musical, cujos instrumentos rústicos e interativos já estão sendo confeccionados.

O projeto do parque ainda contempla a construção de um quiosque para recicloteca, onde serão realizadas oficinas para incentivar a transformação do material em objetos úteis de forma lúdica e a construção de um coreto para apresentações musicais e culturais.

Tsunessaburo Makiguti

Nasceu em 6 de junho de 1871 em uma pequena vila do noroeste do Japão. Dificuldades como o abandono dos pais e pobreza, não o impediram o acesso à escola e ser um futuro educador. Após vários anos de aprimoramento intelectual, Makiguti ocupou vários cargos educacionais, entre eles no Ministério da Educação.

Experiências acumuladas em mais de 20 anos, originaram obras tais como Geografia da Vida Humana, Educação para uma vida criativa e sua obra mais importante, Teoria do Sistema Educacional de Criação de Valores. Nesse período, Makiguti conheceu Jossei Toda, seu fiel discípulo, também professor, com quem dividiu suas convicções e lutas e juntos fundaram a Soka Kyoiku Gakkai – Sociedade Educacional de Criação de Valores, a predecessora da atual Soka Gakkai, a qual mantém em seu âmago o ideal da paz, cultura e educação pela cidadania global.

Por sustentarem posições consideradas intransigentes, defendendo o antimilitarismo, a liberdade religiosa e a reforma no sistema escolar, mestre e discípulo foram presos, e devido aos maus tratos e desnutrição, Makiguti faleceu na prisão aos 73 anos de idade no dia 18 de novembro de 1944. Entretanto, deixou como legado um revolucionário método de ensino utilizado e difundido internacionalmente que revela a necessidade de o aluno sentir-se feliz na escola e defende que a educação não é uma simples transmissão de conhecimento, mas deve ter o propósito de desenvolver o ilimitado potencial humano.

Serviço:

Inauguração Parque de Educação Ambiental Tsunessaburo Makiguti

Data: Sexta-feira (23)

Horário: 9 horas

Local: Avenida Tuiuti, quadra 126, lote 1, jardim Campos Elíseos