TECNOLOGIA

Codem anuncia lançamento do Centro de Inovação de Maringá

O presidente do Codem, José Carlos Valêncio, apresentou aos representantes das câmaras técnicas do conselho, na plenária de terça-feira (13), a programação de lançamento do Centro de Inovação de Maringá (CIM), confirmado para os dias 4 e 5 de dezembro. Durante o lançamento do CIM, será inaugurada a nova sede da Incubadora Tecnológica de Maringá, no armazém do antigo IBC, na avenida Centenário.

A programação de lançamento do CIM começa no dia 4 de dezembro, no auditório da ACIM, com apresentação dos objetivos do Centro de Inovação da Maringá pelo prefeito Silvio Barros. Na sequência o engenheiro Roberto Spolidoro, doutor em física, especialista em Parques Tecnológicos e Desenvolvimento Regional e integrante da Neolog Consultores, faz palestra sobre Centros de Inovação no Brasil e no Exterior: Tendências e perspectivas. Encerrando a solenidade será oficializado o lançamento do Centro de Inovação e Inauguração da Incubadora Tecnológica de Maringá.

No dia 5 de dezembro, no Sebrae, será organizado um ‘Talk Show’ com o tema: Leis de Incentivos à Inovação e Linhas de Financiamento

(Lei Estadual de Inovação/Lei do Bem e programa Brasil Maior). Participam debatedores da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, Ministério de Ciência e Tecnologia, TECPAR, FINEP, SEBRAE. Ainda no dia 5 serão realizadas três palestras, sobre Centros de Inovação, a cargo do Instituto Fraunhofer (Unidade Fraunhofer Brasil); sobre A inovação como mecanismo de apoio e aumento da Competitividade das micros e pequenas empresas, pelo SEBRAE e ANPROTEC; e sobre Estratégias para reforçar a Criatividade e criar uma cultura de inovação.

Durante a plenária a diretoria do Codem apresentou outros projetos em andamento e as comitivas que conheceram o trabalho do conselho. “Gestores e dirigentes de entidades de várias cidades do Brasil conheceram os princípios do Codem, essa união em torno do desenvolvimento econômico de Maringá, e levaram nosso modelo para seus municípios”, mostrou Valêncio, citando também a boa impressão causada aos visitantes de vários países que passaram pela cidade.