ESPORTE

Atleta maringaense disputará o Sulamericano de Atletismo no Peru

A corredora maringaense Vilma Lúcia de Oliveira Costa viaja nesta terça-feira (6) para integrar a equipe nacional que disputará o XVI Campeonato Sulamericano de Atletismo Master, realizado de 10 a 17 deste mês no Peru.

A atleta que tem experiência internacional está se preparando desde janeiro para as diversas provas individuais e por equipes que disputará. Nas individuais, acredita em melhor resultado nos 400 metros, graças à resistência que vem adquirindo para render bem na cidade de Arequipa, a 2300 metros de altitude. Já para as provas por equipe, espera repetir bons resultados anteriores, obtidos em outras edições do mesmo campeonato no Chile e na Argentina.

Resultados Expressivos
O Sulamericano de Atletismo Master reúne os melhores atletas de 14 países – acima de 35 anos de idade – a cada dois anos. A atleta maringaense que se ausentou de competições em 2011, até junho deste ano, com o apoio do Santa Rita Saúde volta com vontade redobrada para a carreira marcada por resultados expressivos.

No Sulamericano do Chile, em 2010, por exemplo, Vilma faturou o ouro no revezamento e disputou as finais das provas de 100, 200 e 400 metros rasos. No retorno às pistas, neste ano, foi campeã dos 400 metros rasos e 2o. lugar nas provas de 100 e 200 metros, disputadas no Campeonato Brasileiro disputado em julho, em Porto Alegre. No 24º Campeonato Inter-regional de Atletismo Nikkey que disputou no mês de setembro, em São Paulo, foi campeã no revezamento e segundo nas três provas individuais. No XI Torneio da Amizade de Atletismo Master (setembro, Ribeirão Preto – SP) repetiu as colocações de campeã e vice.

E a previsão para as disputas no Peru, por parte da própria atleta, é de campeã no revezamento, segundo nos 100 e 200 metros e disputa acirrada contra uma venezuelana e uma equatoriana na prova dos 400 metros.