ECONOMIA

Fornecimento de energia pela Copel cresceu 5% de janeiro até setembro

Fornecimento de energia pela Copel cresceu 5% de janeiro até setembro
Fornecimento de energia pela Copel cresceu 5%.
O fornecimento de energia elétrica pela Copel, resultado das vendas no mercado cativo da subsidiária de Distribuição e as vendas no mercado livre pela subsidiária de Geração e Transmissão, cresceu 5% no acumulado de janeiro a setembro deste ano em comparação com os nove primeiros meses de 2011. O total fornecido pela estatal de energia do Paraná subiu de 17,5 milhões de MWh (megawatts-horas), acumulados durante o ano passado, para 18,4 milhões de MWh em 2012.

Considerado isoladamente, o mercado cativo, formado por quatro milhões de ligações elétricas atendidas diretamente pela companhia em praticamente todo o Paraná, registrou expansão de 3,2% no período, crescendo de 16,8 milhões de MWh para 17,4 milhões de MWh.

As vendas no mercado livre, integrado por grandes consumidores individuais de eletricidade que podem escolher as suas supridoras, registraram elevação de 49,1%, saltando de 690 mil MWh para 1,03 milhão de MWh.

O número de consumidores nos dois mercados também cresceu. As ligações atendidas diretamente no mercado cativo superaram a marca de quatro milhões (eram 3 milhões 884 mil em setembro de 2011), com expansão de 3,2%. O número de contratos no mercado livre quase dobrou, passando de 8 para 15 consumidores.

O mercado fio da Copel Distribuição, que é composto pela clientela cativa, pelo suprimento a concessionárias e permissionárias com atuação dentro do Paraná e pela totalidade dos consumidores livres existentes na sua área de concessão, experimentou crescimento de 1,8% no mesmo comparativo.

CONSUMIDORES – O setor industrial, que sozinho representa 32,4% do mercado cativo atendido pela Copel, registrou crescimento de 0,5% nos nove primeiros meses do ano, consumindo 5,6 milhões de MWh no acumulado. O número de ligações industriais atendidas pela Copel subiu 8,7%, totalizando em 30 de setembro 84.887 unidades.

Já a classe residencial, que participa com 28% do mercado cativo da Copel e concentra o maior número de ligações (eram 3 milhões 170 mil lares atendidos em todo o Paraná ao final de setembro) absorveu 4,9 milhões de MWh de janeiro até setembro, total 3,8% maior que o apurado nos primeiros nove meses de 2011.

No segmento comercial, que abrange também o setor de serviços, o crescimento chegou a 4,8%, acumulando 3,7 milhões de MWh. A classe representa 21,5% do mercado cativo atendido pela Copel e concentra 326.225 unidades consumidoras.

No campo, o consumo de eletricidade teve expansão de 8%, totalizando consumo de 1,5 milhão de MWh. Os 374.759 consumidores rurais atendidos diretamente pela Copel no Estado representam quase 9% do mercado cativo da Companhia.