AÇÃO SOCIAL

Usuários de drogas participam de oficinas como medida alternativa

A Oficina de Prevenção ao Uso de Drogas (Opud) encerrará nesta quarta-feira (dia 24) mais duas turmas, as 36ª e 37ª. Ao todo, 12 participantes receberão o certificado de conclusão. O evento será realizado às 19 horas, no salão de Júri do Fórum de Maringá.

A Opud atende usuários de drogas com mais de 18 anos julgados pela Justiça de Maringá. A participação é uma medida alternativa socioeducativa. Mais de 550 pessoas já passaram pelas oficinas desde que o projeto teve início, em 2008. A taxa de reincidência é bem pequena, o que comprova a importância do trabalho.

O projeto é uma parceria entre o Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg), o Juizado Especial Criminal, as Varas Criminais e Vara de Execuções Penais.

Os beneficiados passam por uma triagem social e psicológica individual, para verificação da condição jurídica, de saúde mental e socioeconômica. Os usuários de drogas que são beneficiados pelo projeto participam de encontros em grupo e individuais acompanhados por psicólogas e assistentes sociais.