CIDADE

Obras da praça da Catedral atingem nova etapa e sistema de iluminação passa por ajustes

O projeto de revitalização da Praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória entrou nesta semana em uma nova fase de execução, com o início dos serviços de acabamento e de uma série de ajustes do moderno sistema de iluminação.

Para as 19h30 desta terça-feira, dia 9, está prevista a realização de ajustes e novos testes no sistema permanente de iluminação com software exclusivo.

Composta por 202 projetores a led instalados sobre as capelas e no topo, a nova iluminação possibilita milhares de combinações e formas de apresentação. O sistema de projeção controlado por computador conta ainda com iluminação submersa e quatro fontes luminosas entre os três níveis de espelhos d’água que estão em construção. A estrutura dos 4.708m² de espelhos d'água já está concretada e começa a receber a aplicação de placas de mármore e serviços de vedação de rejuntes em seus 26 metros de largura por 20cm de profundidade. Para evitar contaminação a água utilizada no complexo será filtrada, tratada, oxigenada e recirculada.

Também já está finalizada a pavimentação em paver em todo o entorno da área remodelada da Catedral – entre o estacionamento da praça e o templo – assim como a Mitra Diocesana já providenciou a impermeabilização e pintura do monumento, classificado em décimo lugar entre os mais altos do mundo e o segundo maior da América do Sul.

Orçadas em R$ 5 milhões, as obras do projeto de revitalização da Praça da Catedral são executadas por uma empresa de engenharia contratada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Controle Urbano e Obras Públicas.

Construída de forma cônica, a Catedral de Maringá tem uma altura externa de 114 metros, acrescida por uma cruz de 10 metros, perfazendo um total de 124 metros de altura. Com diâmetro total de 50 metros, a torre possui uma nave única, circular, com diâmetro interno de 38 metros e com capacidade para receber até 3.500 fiéis distribuidos em duas galerias superpostas.

Anfiteatro e estacionamento

Na extremidade sul da Praça da Catedral, máquinas e funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) dão sequência aos procedimentos para a abertura de uma nova área para instalação de um anfiteatro ao ar livre, com capacidade para 6 mil pessoas. No local haverá pontos para posicionamento de palco, tomadas de energia e caixas de som para atender a demanda de apresentações religiosas, abrindo espaço também para apresentações culturais e do interesse da sociedade. “Quando não estiver em uso, essa área vai abrir espaço para mais de 100 novas vagas de estacionamento de veículos”, diz o secretário de Controle Urbano e Obras Públicas, Laércio Barbão.

Os trabalhos de pavimentação são executados na via que interliga a Praça da Catedral à Avenida Papa João XXIII. A via passa por um processo de alargamento de 29 metros em direção ao gramado das duas laterais, passando dos antigos 12 metros de largura para 41 metros.

As dimensões do atual acesso frontal à Praça da Catedral serão mantidas, assim como são remodeladas as calçadas para pedestres na frente da área ampliada.

Na terceira e última fase da obra serão construídos dois memoriais contemplativos, a leste e oeste da catedral, novos estacionamentos e adequações de vias para o trânsito de pessoas.

A catedral, dedicada a Nossa Senhora da Glória, foi construída no período de julho de 1959 a maio de 1972. Suas obras em concreto foram concluídas quase quatorze anos depois, em 10 de maio de 1972. A Catedral foi então consagrada no dia 3 de maio de 1981. Em 21 de janeiro de 1982 foi alçada à condição de Catedral Basílica Menor.