CULTURA

Maringá receberá a Virada Cultural Paraná

Mais de 24 horas de shows, espetáculos e muita arte estão na programação da Virada Cultural Paraná, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura em 10 e 11 de novembro, em cinco municípios simultaneamente. Além de Maringá, Curitiba, Foz do Iguaçu, Campo Mourão e Cianorte participam da edição deste ano.

As cidades receberão o Palco Conexões, estrutura montada em parceria com o Sesi-PR, onde se apresentarão grupos artísticos locais e nacionais. Entre as atrações estão Emilio Santiago, que toca com a Orquestra à Base de Sopro, Renato Teixeira, Zeca Baleiro e Sandra de Sá, além dos grupos Vocal Brasileirão e Quarteto em Cy, Banda Mais Bonita da Cidade, Orquestra de Viola Caipira de Cascavel, Orquestra Sinfônica do Paraná com Oswaldinho do Acordeon e Viola Quebrada.

Cada município também prepara atividades como espetáculos de teatro, dança, música e cinema, abrindo espaço para grupos da região e proporcionando o acesso da população a diferentes manifestações artísticas gratuitamente. Fica a cargo do município a infraestrutura como segurança e atendimento médico.

Estimular a descentralização da cultura no Estado faz parte das metas de governo definidas para a Secretaria da Cultura. Algumas atrações vão se apresentar em mais de uma cidade, contribuindo para divulgar e fortalecer a diversidade cultural do Paraná. A Secretaria vai investir R$ 2 milhões no evento. A Virada Paraná também contribui para fomentar o turismo e o comércio locais. A programação completa será divulgada nos próximos dias.