ELEIÇÃO

Segurança para as eleições terá 6,8 mil PMs e apoio da Polícia Civil

Cerca de 6,8 mil policiais militares trabalharão no próximo domingo (07/10) em todo o Paraná para garantir a segurança nas eleições municipais. O efetivo é três vezes maior do que o de um domingo comum e 20% superior ao empregado na eleição de 2008. O esquema de segurança será reforçado pela Polícia Civil, que vai manter delegados e unidades de plantão durante todo o dia, e integrado também ao trabalho da Polícia Federal.

Os policiais militares serão distribuídos por todos os colégios eleitorais do Estado, com maior concentração na capital e outras grandes cidades. Dos 6,8 mil escalados, 937 atuarão na capital e 600 na Região Metropolitana de Curitiba e litoral.

A Operação Eleições passa a vigorar no sábado (06), às 8 horas, e segue até o momento que for necessário, depois do término do pleito. “A Polícia Militar colocará à disposição policiais para passarem a noite em colégios eleitorais após a distribuição das urnas”, diz o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Roberson Luiz Bondaruk, que detalhou o esquema de segurança em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (3). Haverá um policial da PM junto a cada juiz eleitoral do Estado. Em Curitiba, a PM terá uma central dentro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para onde serão encaminhadas as pessoas detidas.

Para garantir a tranquilidade durante as eleições, as forças de segurança pública vão trabalhar integradas. “As polícias Militar, Civil, Federal e todos os órgãos de segurança pública estão trabalhando dedicadamente para que qualquer conduta que possa prejudicar as eleições seja cessada. O nosso esforço é para a eleioção transcorra com tranquilidade em todo o Estado”,disse Bondaruk.

Nos grandes colégios eleitorais do Paraná, como Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu, os detidos por crimes eleitorais serão encaminhados para fóruns ou unidades das polícias Militar e Civil. Nas pequenas cidades, os detidos serão encaminhados às delegacias. “Isto quer dizer que onde não há Polícia Federal, o papel de Polícia Judiciária recai sobre a Polícia Civil”, explica o comandante-geral da PM.

LEI SECA – A Secretaria de Estado da Segurança Pública editou resolução que proíbe, em todo o Estado, a venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas no período compreendido entre as 6 horas e as 18 horas do dia 7 de outubro, para garantir a ordem e a tranquilidade públicas.

“A obrigação de todo o cidadão é manter-se sóbrio para exercer um dos atos mais importantes da cidadania: o voto. Portanto, qualquer conduta que prejudique, moleste ou perturbe a tranquilidade da eleição deverá ser objeto da atenção e da ação da Polícia Militar”, diz Bondaruk.

Quem for flagrado vendendo bebida alcoólica, dirigindo alcoolizado, perturbando a ordem ou apresentando estado de embriaguez será detido. O mesmo vale para quem for pego fazendo panfletagem para candidatos, carreata, transporte ilegal de eleitores, boca de urna e outras práticas vedadas pela Justiça Eleitoral.

EFETIVO – O 1º Comando Regional da PM, em Curitiba, terá à disposição um efetivo de 937 policiais. No 2º Comando Regional, cuja sede é em Londrina, região Norte do Estado, haverá 1.700 policiais militares no trabalho, dos quais 420 somente para Londrina. Para a área do 3º Comando Regional, com sede em Maringá, serão mobilizados 1.313 policiais militares, sendo 180 somente para Maringá.

O 4º Comando Regional da PM (Ponta Grossa) contará com 883 policiais militares, além de 1.400 para o 5º Comando Regional da PM (Cascavel) e 600 para o 6º Comando Regional da PM (São José dos Pinhais).

APOIO – No dia da eleição, todo o efetivo do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) estará em regime de plantão. Os policiais permanecerão de plantão nas dependências do TRE, na capital. O Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/Centro), anexo ao 1º Distrito Policial de Curitiba, centralizará o trabalho da polícia judiciária. Todos os delegados divisionais permanecerão no CIAC/Centro das 7h30 às 18 horas do domingo. As Subdivisões Policiais do interior deverão encaminhar relatório ao CIAC-Centro com resumo das situações.

“Estaremos de prontidão para a instauração imediata de procedimentos criminais contra quem perturbar a paz e o bem estar. A Polícia Civil está em alerta não só na capital como em todo o Paraná”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto.

Nenhuma pessoa pode ser presa ou detida, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, a partir de cinco dias antes do início das eleições e até 48 horas após o encerramento do primeiro turno da eleição.