CULTURA

Maringá recebe apresentações gratuitas de dança e ópera do Teatro Guaíra

Maringá recebe apresentações gratuitas de dança e ópera do Teatro Guaíra
O projeto Experiência Urbana traz criações dos bailarinos.
Maringá vai receber nesta terça-feira (2) uma apresentação gratuita de dança e ópera do Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. O espetáculo “Bastião e Bastiana” será exibido às 20h30, no Teatro Calil Haddad. Na quarta (3) e na quinta-feira (4) o Balé apresenta “A Sagração da Primavera”, também às 20h30, no mesmo local, com entrada franca.

Idealizado pelo Teatro Guaíra, o projeto que levou “Blow Elliot Benjamin”, do G2 Cia de Dança e a adaptação da ópera “Bastião e Bastiana”, de Mozart, para mais de cinco mil pessoas, agora coloca o Balé Teatro Guaíra para completar o roteiro. A ópera leva um novo elenco formado pelos cantores Paula Tessarolo (soprano), Hildomar Oliveria (tenor) e Marcos Fernandes (barítono).

Outras 5 cidades vão receber os espetáculos: Paranavaí, Loanda, Umuarama, Morretes e Antonina. A entrada é gratuita para todas as apresentações. A turnê começou por Apucarana na última sexta-feira (29).

O projeto Experiência Urbana traz criações dos bailarinos, que se colocam como propositores e articuladores de experiências artísticas. Ruas, calçadas e prédios servem de ambientação para seus trabalhos.

“A ideia é oferecer ao bailarino a oportunidade de uma nova experiência criativa, uma possibilidade de expandir o olhar para o ambiente urbano no contato direto com o público. Uma troca que acontece em tempo real”, explica Cintia Napoli, diretora do Balé Teatro Guaíra.

Bastião e Bastiana

A adaptação da ópera de Wolfgang Amadeus Mozart tem direção de Rafael Camargo, direção musical de Denise Sartori, cenário e figurinos de Gelson Amaral Gomes. Interpretação de Paula Tessarolo (soprano), Hildomar Oliveria (tenor) e Marcos Fernandes (barítono).

A encenação se passa em uma aldeia, num cenário campestre e gira em torno de três personagens – Bastienne (Bastiana), uma pastora de ovelhas, Bastien (Bastião), seu pretendente, e o Sr. Matoso (Colas), o mágico que tenta ajudar os dois jovens a se entenderem.

Outubro

Maringá – Teatro Calil Haddad

Dia 2, às 20h30 (Bastião e Bastiana)
Dias 3 e 4, às 20h30 (Sagração da Primavera)

Ficha Técnica:

Ópera Bastião e Bastiana

Adaptação da obra Bastien und Bastienne, de Wolfgang Amadeus Mozart

Direção: Rafael Camargo

Direção musical: Denise Sartori

Cenário e figurinos: Gelson Amaral Gomes

Elenco: Paula Tessarolo (soprano), Hildomar Oliveria (tenor) e Marcos Fernandes (barítono).

Ficha técnica:

Sagração da Primavera – Balé Teatro Guaíra

Direção e Coreografia: Olga Roriz

Música: Igor Stravinsky (A Sagração da Primavera)

Cenário: Pedro Santiago Cal

Figurinos: Olga Roriz e Pedro Santiago Cal

Desenho de luz: Clemente Cuba

Ensaiadora: Sylvia Rijmer

Desenho de som: Sérgio Milhano

Direção: Balé Teatro Guaíra – Cintia Napoli