CIDADE

Governo do Estado assume custo de parte das obras

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, assegurou ao prefeito Silvio Barros, de Maringá, e Cido Spada, de Sarandi, que o Governo do Paraná vai arcar com os custos das obras de drenagem da Rua Pioneiro Ambrósio Bulla, localizada no ponto principal onde os dois municípios são conurbados, ou seja, onde as duas cidades se ligam fisicamente na divisa do Jardim Bertioga – em Maringá – e o Parque São Pedro, em Sarandi.

Durante a visita o secretário Renato Adur esteve acompanhado - além dos dois prefeitos - do secretário de Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação de Maringá (Seduh), Guatassara Boeira, e de técnicos e engenheiros da administração dos dois municípios.

As obras de drenagem da rua que divide os dois municípios estão orçadas em R$ 2,5 milhões e representam a parte mais onerosa das melhorias infra-estruturais que vêm sendo estudadas para execução no local.

Além da drenagem no local, também há a necessidade de implantação de galerias e asfaltamento.

Mas para que essas obras sejam executadas, é preciso definir qual dos dois municípios arcará com os custos.

A redefinição da divisa depende que as administrações dos dois municípios dêem seqüência à elaboração de projetos-de-lei que deverão ser aprovadas pelas câmaras municipais e, posteriormente, enviadas para aprovação na Assembléia Legislativa do Paraná.

OBRAS E PROJETOS:

Depois da visita à divisa dos municípios, o secretário Renato Adur e o prefeito Silvio Barros estiveram também em outras obras executadas, em Maringá, em parceria entre o município e o programa Paranacidade, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

No Conjunto Guaiapó I a Prefeitura já concluiu a execução de 9,6 mil metros quadrados de asfalto e 892 metros de galerias pluviais, enquanto no Jardim Batel foram executados 35,2 mil metros quadrados de asfalto e 3,8 quilômetros de galerias.

Outro local visitado foi o Parque Tarumã, onde o prefeito Silvio Barros apresentou ao secretário um plano de recuperação ambiental e imobiliário na área.

Mais informações: 3221-1425 (Seduh)

Pmm