ESTRADAS

CR Almeida avalia resistência estrutural da Supervia

Por solicitação da Urbamar, uma equipe de engenheiros da empresa CR Almeida – vencedora da licitação para execução das obras do Novo Centro – realizou nesta quinta-feira, dia 4, uma série de testes para avaliar a resistência estrutural e a dilatação nas juntas da laje de concreto sobre o túnel ferroviário.

Com a realização dos testes, a Prefeitura de Maringá procura obter a certificação de que a resistência estrutural do túnel suporte a construção da segunda pista da Avenida Horácio Racanello Filho, que dará origem à Supervia Leste-Oeste da cidade.

O trabalho dos técnicos representa mais uma etapa de preparação da via que, na altura do Novo Centro, terá duas pistas, canteiro central, meios-fios e recuo específico nas edificações.

LESTE-OESTE:

As obras da Avenida Horácio Racanello Filho servirão de ponto de partida para a construção da Supervia Leste-Oeste que, na primeira fase de implantação, terá extensão de 1,7 quilômetro.

A pista dupla vai ligar as avenidas Paraná e Pedro Taques, onde se concentra o maior número de empreendimentos imobiliários em construção.

A partir da Avenida Pedro Taques serão executadas obras de rebaixamento da via férrea até a Avenida Tuiuti.

Nesse trajeto, a supervia terá duas pistas laterais à ferrovia.

O mesmo procedimento será adotado futuramente entre a Avenida Paraná e a Rua Arlindo Planas - no lado oeste da cidade.

Entre os dois extremos, a extensão de 7,5 quilômetros ganhará cinco viadutos para eliminar as passagens de nível no trajeto.

No setor Oeste será construído um viaduto de pista simples na Rua José de Alencar, enquanto, no setor Leste, os quatro viadutos de pista dupla serão construídos nas avenidas Tuiuti, Gaspar Ricardo, Monlevade e Rebouças.

Mais informações: 3223-1503 (Urbamar)
Pmm