EVENTO

Comissão da Copa do Mundo 2014 visita Estádio Regional Willie Davids nesta quarta-feira

O secretário de Estado para Assuntos da Copa do Mundo FIFA 2014, Mário Celso Cunha, percorre cidades do Paraná que deverão receber seleções estrangeiras para o evento mundial de futebol. Nesta quarta-feira a comitiva responsável pela segurança visita Cascavel, pela manhã e Maringá, no período da tarde.

Os visitantes desembarcam às 14h30 no Aeroporto Regional Silvio Name Júnior, seguindo direto para a visita agendada (15h) no Hotel Deville. Na sequência irão ao Estádio Regional Willie Davids, onde serão recepcionados pelo secretário de Esportes, Walter Guerllles que explanará sobre a série de melhorias que estão sendo realizadas pela atual administração não só no estádio, como também em toda a Vila Olímpica.

O grupo é formado pelo secretário Mário Celso, pelo delegado da Polícia Federal Flúvio Cardinelle Oliveira Garcia que preside a Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos do Estado do Paraná (COESGE); pelos majores Nelson Ademar Piske (representante da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná) e Antonio Geraldo Hiller Lino (Defesa Civil) e pelo delegado Roberto Mello Milaneze, representando a Polícia Federal.

O delegado Flúvio é o responsável pela coordenação das ações de segurança pelo Ministério da Justiça e as vistorias têm por objetivo prever quaisquer problemas nessa área durante a Copa do Mundo de 2014 no Paraná. Nosso Estado causa preocupação pelas divisas próximas com outros países e o grande afluxo de turistas - nem sempre devidamente controlado - ue deverá ser muito maior durante o evento mundial.

Entre os objetivos da comitiva está a coordenação das ações de segurança pública e defesa civil nos âmbitos municipal, estadual e federal, integrando as forças disponíveis através da prévia elaboração de protocolos táticos, antes, durante e após o evento.

Tanto que já promoveram diversas oficinas temáticas para discutir temas como segurança e imigração nas fronteiras, portos e aeroportos, rotas e vias urbanas, aparelho urbano, mobilidade urbana, vias urbanas e transportes públicos de massa, estações, acomodações, hotéis, áreas impactadas e pontos turísticos, áreas e instalações de treinamentos, campo de treinamento de seleções e campos oficiais de treinamento, estádios, eventos relacionados/ oficiais, operações especiais, gerenciamento e negociações de crises e ações de contramedidas, incluindo controle de distúrbios civis, grupos táticos, operações aéreas, marítimas e fluviais, antibombas e riscos radiológicos, biológicos, químicos e nucleares, segurança de infraestruturas vitais e críticas, comando de incidentes e gerenciamento de riscos relativos a eventos da natureza, defesa civil, corpo de bombeiros e organizações de saúde, segurança de dignitários, escoltas e batedores às delegações estrangeiras, árbitros e autoridades com previsão de segurança aproximada concedida pelo governo, inteligência, comando e controle integrados, comunicações, segurança cibernética.