SUSTENTABILIDADE

Curso de Engenharia Ambiental do Cesumar vai testar sacolas biodegradáveis

Hoje todos os supermercados de Maringá usam essas sacolas e a maioria das marcas traz a informação de que o plástico vai se decompor em até seis meses, uma vez que a sacola, quando descartada, começaria a ser utilizada como nutriente pelos micro-organismos do meio ambiente. Então, essa sacolinha seria aos poucos digerida, algumas partes sendo corroída até a decomposição total, a destruição total do plástico.

O projeto de pesquisa tem como objetivo testar as sacolas disponíveis em supermercados de Maringá e identificar quais podem ser consideradas de fácil biodegradação.

As sacolas recolhidas nos supermercados serão enterradas e ficarão sob a ação do tempo pelo período de 6 meses e 1 ano. Ao término de seis meses, metade das sacolas será desenterrada e verificado o estágio de degradação, enquanto a outra metade será desenterrada um ano após. Sacolas convencionais também serão enterradas para comparação com as biodegradáveis.

O projeto será executado pelos alunos do segundo ano do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, sob orientação da professora Thaise Moser Teixeira.