ESPORTE

Maratona Pare de Fumar Correndo superou expectativas dos organizadores

Mais de 2 mil atletas participantes e mais de 9 mil quilos de alimentos arrecadados. Estes são os números da IX Maratona Pare de Fumar Correndo, realizada neste domingo (26). A tradicional prova de revezamento, que comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, reuniu 250 equipes em disputas 42.195 metros de percurso.

Acompanharam a largada o secretário de Esportes e Lazer, Walter Guerlles, o secretário de Saúde, Antonio Carlos Nardi; o presidente da Associação de Atletismo Maringaense (AAM), Lauri Cesar Bittencourt e o coordenador geral, Celso Conegero, além de representantes de entidades e autoridades civis.

No sábado (25), as equipes inscritas confirmaram participação, através da doação de alimentos não perecíveis: Aproximadamente 9,3 mil quilos foram arrecadados, número quase 50% maior que o de 2011. Os donativos serão repassados para as entidades assistenciais de Maringá e região, pelo Lions Club.

A Feira de Saúde, extensão do evento, ofereceu serviços de conscientização à comunidade. Acadêmicos e profissionais da área disponibilizaram gratuitamente avaliação corporal, recreação, medição arterial, orientação de saúde bucal e demonstração de materiais anatômicos com patologias relacionadas ao tabaco.

Celso Conegero destacou os resultados deste ano. “O balanço é extremamente positivo: Recebemos depoimentos de muitos atletas que abraçaram a causa. Fumantes, ex-fumantes e, principalmente, pessoas dispostas a deixar o vício confraternizaram o esporte e a saúde. Isso prova, mais uma vez, que essa prova não é só uma corrida e sim um ato verdadeiro, uma ação contra o tabagismo”.

Marcelo Henrique Soares, 21, participou pela primeira vez da maratona e para esse acadêmico, a prova conscientiza sobre os malefícios da nicotina: “A prova incentiva a participação até dos que não são fumantes, como eu. Quem fuma está se conscientizando de que a prova é um tipo de ajuda. Em vez de ignorar, está aproveitando”. O estudante também ressaltou outros benefícios da maratona: “Consegui sair do cotidiano e do sedentarismo. Nessa corrida cada um aplica o melhor de si mesmo para ajudar o grupo”.

A Maratona de Revezamento Vanderlei Cordeiro de Lima – Pare de Fumar Correndo foi promovida pela Universidade Estadual de Maringá, Secretaria de Esportes e Lazer e Lions Clube Maringá Universitário Integração. O evento foi patrocinado pela Caixa Econômica Federal e teve apoio do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Saúde de Maringá, Federação Paranaense de Atletismo, Associação Maringaense de Atletismo, Corpo de Bombeiros, IV Batalhão da Polícia Militar do Paraná, Tiro de Guerra, Comad e Associação SER.