SAÚDE

SAÚDE DA FAMÍLIA: Dois terços dos profissionais permanecem no programa

Entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, 307 dos 452 profissionais vinculados ao Programa Saúde da Família, em Maringá, vão permanecer prestando atendimento em domicílio à população.

Os outros 145 profissionais não concordaram com o aviso prévio e mantiveram o interesse de se desligar do programa, depois que a assessoria jurídica da Santa Casa decidiu rescindir o contrato que mantinha com a Prefeitura de Maringá para operar o sistema.

Os números finais da decisão dos profissionais foram definidos no último final de semana, quando venceu o prazo do aviso prévio de 30 dias determinado pela Santa Casa.

Com a definição, a Prefeitura de Maringá repassou R$ 885.617,76 à Santa Casa - nesta segunda-feira, dia 1º de agosto - para o acerto de contas com os funcionários desligados.

"Caso todos os profissionais tivessem optado pelo desligamento, a administração teria um gasto duas vezes maior que esse valor pago para fazer o acerto de contas, portanto, a economia ultrapassou a casa de R$ 1,7 milhão", avalia o secretário municipal da Saúde, Heine Macieira.

ATENDIMENTO NÃO PÁRA

De acordo com o secretário Heine Macieira, os 307 profissionais que permaneceram são suficientes para que o Programa Saúde da Família tenha prosseguimento no município.

"Agora vamos reorganizar as equipes e agilizar o sistema de trabalho para que nenhuma família maringaense tenha

o atendimento prejudicado", adianta Macieira.

Ele assegura também que, quando houver a definição da nova entidade que irá operar o PSF, será realizado um teste seletivo para a contratação de novos profissionais para

o programa.

Por enquanto, não está definido o hospital que poderá substituir a Santa Casa de Misericórdia no convênio com a Prefeitura de Maringá para a operação do Programa Saúde da Família.

O prazo inicial para rompimento do convênio com a Santa Casa terminou no dia 31 de julho mas, por solicitação da Prefeitura, o acordo foi prorrogado até o dia 30 de setembro.

"Estamos mantendo contatos e negociações diárias para definir o convênio com outra entidade dentro desse prazo", conclui Macieira.

Pmm