CULTURA

Público curitibano foi receptivo e caloroso com a Orquestra Filarmônica do Cesumar

A Orquestra Filarmônica Cesumar levou ontem ao teatro Guaíra, em sua primeira apresentação em Curitiba, cerca de 2.300 pessoas para assistir ao concerto "Temas de Filmes". A plateia principal, o primeiro e segundo balcões ficaram lotados. O público aplaudiu em pé várias vezes e autoridades como o secretário do Estado de Cultura, Paulino Viapiana, também prestigiaram o evento.

Com quinze canções no repertório, todas de filmes internacionais, projeção de cenas e a participação de cantores solistas na segunda parte do espetáculo, a OFC arrancou diversos elogios de quem pela primeira vez a viu tocar e foi ovacionada em vários momentos pela plateia.

O secretário de Cultura, Paulino Viapiana, considerou o concerto um grande espetáculo e disse que a orquestra tem uma afinação muito boa. "Os músicos, o maestro e o Cesumar estão de parabéns", disse ele.

Também presentes na plateia estavam o deputado federal Rubem Bueno, o deputado estadual Dr. Batista, o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Jefferson Nogarolli e a secretária de Educação de Maringá, Edith Dias, além do reitor da instituição, Wilson de Matos Silva e o presidente do Cesumar, Claudio Ferdinandi.

"Eu não podia ficar de fora desta apresentação porque a Orquestra Cesumar tem representado a cidade de Maringá muito bem. Eu trouxe aqui inclusive os agradecimentos do prefeito Sílvio Barros por este trabalho que tem ajudado a divulgar a nossa cidade", frisou a secretária de Educação, Edith Dias, ao considerar a OFC preparada para o "Brasil e o mundo".

Para o público curitibano, o concerto foi diferenciado. O procurador aposentado Luiz Gonzaga Capriglione achou o espetáculo "comovente e os músicos fabulosos". Para a pedagoga Mariângela Brunet o repertório foi muito bem escolhido e também chamou atenção o fato dos músicos serem muito jovens e compenetrados. Já a economista aposentada Genilda Carvalho considerou um "presente para Curitiba a oportunidade de ouvir uma orquestra tão perfeita". "Admirei demais os músicos, todos muito dedicados e promissores", completou.

O concerto teve duração aproximada de uma hora e meia e foi dividido em duas partes. Na primeira, foram executadas as músicas tema de abertura da FOX e dos filmes 2001 – Uma Odisséia no Espaço, A Missão, Harry Potter, Gladiador, Caçadores da Arca Perdida, O Senhor dos Anéis, A Lista de Schindler e Piratas do Caribe.

Depois de um intervalo de 10 minutos, a orquestra, sob a regência do maestro Davi Oliveira, voltou ao palco e trouxe para interpretação das seis últimas músicas sete cantores líricos que acompanham a OFC em suas apresentações. Marcus Geandré, Enilton Cavalcanti, Monique Ellen, Ana Vitória Pires, Eliane Forti, Camila Xavier e Danilo Oliveira cantaram, respectivamente, as canções dos filmes Bonequinha de Luxo, Robin Hood, Titanic, Evita, O Príncipe do Egito e Meu Primeiro Amor.

Para apresentação do bis - pedido pelo público - o maestro reservou uma canção diferente, fora do tema do concerto. Rafaela Fernandes e o tenor Enilton Cavalcanti interpretaram "Brindise", da ópera "La Traviata", com a participação do coral formado por Eliane, Geandré, Ana Vitória, Érico Bondezan e Camila Xavier.

Para o maestro Davi Oliveira, o sucesso obtido na capital do Estado, onde está um dos públicos mais exigentes do país, foi a consagração de um trabalho de 9 anos realizado pela Filarmônica Cesumar. "O público nos recebeu bem e foi muito carinhoso conosco", comentou o maestro.