PREFEITURA

Administração afasta funcionária e instaura sindicância para apurar o descarte de inservíveis na bib

Com o objetivo de apurar denúncia sobre a destinação do descarte de livros, livretos, revistas, jornais e outros impressos que estavam no prédio da antiga biblioteca pública, cujo acervo já foi transferido para nova sede da biblioteca, a administração municipal de Maringá informa que afastou, ontem, a funcionária responsável e instaurou a necessária sindicância para apuração dos fatos.

A Comissão de Sindicância visa apurar a responsabilidade da funcionária pela forma como foi feito o descarte do material, diretamente a uma empresa particular, um procedimento ilegal e não usual na administração pública.

Informa também que o material inservível descartado no caso em foco não fazia parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal. Era material recebido através de doações, composto por livros didáticos já superados, revistas e jornais antigos, alguns em péssimo estado de conservação inclusive com fungos nocivos à saúde.

O descarte desse material é previsto inclusive no Termo de Doação assinado por doadores, que em seu item 3o. explica: “A Biblioteca fará uma seleção das doações e o material que estiver em estado irrecuperável ou obsoleto será repassado para o processo de reciclagem de papel”. E no item 4o. “ Os materiais em bom estado de conservação, mas não necessários às Bibliotecas Municipais (duplicatas) serão colocados à disposição de outras instituições”.

Outra observação a respeito é a de que a Biblioteca Municipal conta com uma comissão de avaliação dos materiais recebidos em doação, que quando não são incorporados ao acervo por já existirem volumes em número suficiente, são oferecidos a outras instituições públicas, um procedimento periódico previsto na Formação e Desenvolvimento de Coleções – FDC – e adotado inclusive na Biblioteca Nacional.

O material enfocado na denúncia era destinado ao descarte – apesar de espaço disponível para ele na nova biblioteca -, sobra de doações rejeitadas que ficou no prédio da antiga biblioteca depois da transferência de todo o acervo para o novo prédio, na Avenida Horácio Raccanello 6.090, amplas instalações climatizadas inclusive com espaço para aumento do número de livros à disposição dos maringaenses, com novas coleções já sendo adquiridas.