EDUCAÇÃO

Escola de Maringá faz simulação de abandono de prédio

A comunidade escolar do Instituto Estadual de Educação de Maringá participou nesta quinta-feira feira (9) de uma simulação do plano de abandono do prédio. A iniciativa faz parte da capacitação feita pelo Programa Brigadas Escolares – Defesa Civil nas Escolas. Inédito no Brasil, o programa será levado a mais de 2,5 mil escolas paranaenses a fim de prepará-las para enfrentar situações de perigo causadas por fenômenos naturais ou pela ação humana.

Cerca de 800 alunos do período da tarde participaram da simulação de incêndio. Eles deixaram as salas de aula depois de receber orientações de especialistas. “O objetivo é capacitar a comunidade escolar para retiradas de emergência, sistematizando as ações para que ocorram de maneira organizada”, explicou o capitão Emídio Angelotti, coordenador do programa Defesa Civil nas Escolas.

Ele explicou que, em situações de emergência, os alunos devem se deslocar até um local seguro, em qualquer ponto do colégio – neste caso a quadra coberta – em um tempo previamente estipulado. “É a primeira vez que esse tipo de exercício ocorre nessa escola. A ideia é difundir os conhecimentos repassados neste curso a todas as 2.531 escolas estaduais do Paraná”, disse.

Os estudantes ficaram entusiasmados e aprenderam com a simulação. “Não sabíamos o que fazer caso acontecesse um incêndio, por exemplo. Agora, se acontecer, não vamos entrar em pânico”, disse Keisla Amabili Santos Ferreira, aluna do 7º ano do ensino fundamental. “Estamos aprendendo formas de cuidar da nossa própria vida”, completou o aluno João Eduardo Mossini Pinheiro.

O plano de abandono deverá executado em casos de incêndio, explosão ou risco de, por exemplo, vazamento de gás, desabamento ou enxurradas, abalo sísmico de grande intensidade, acidentes de grande vulto que ofereçam insegurança à comunidade escolar.

CAPACITAÇÃO – O curso de capacitação do programa, uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Defesa Civil, começou na quarta-feira (08) para técnicos dos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Loanda, Paranavaí, Apucarana, Cornélio Procópio, Ibaiti, Ivaiporã, Jacarezinho e Londrina. Também participam representantes do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária e da Defesa Civil, que vão atuar como gestores regionais do programa nas escolas da rede estadual.

Com o programa, que contará com investimento de cerca de R$ 15 milhões, será possível realizar adequações físicas e minimizar a exposição a acidentes em todas as escolas da rede estadual de ensino.

Entre as adequações necessárias estão sinalização de rotas de fuga, aquisição e manutenção de extintores de incêndio, colocação e adequação de corrimãos e de sistemas de hidrante. Numa segunda etapa, está programada a instalação de equipamentos de segurança de maior complexidade.

Além das adequações físicas, cada escola será orientada a formar uma Brigada Escolar, composta por cinco funcionários. O diretor do estabelecimento de ensino será responsável por articular ações para a formação da Brigada.