AÇÃO SOCIAL

Maringá vai sediar Fórum Nacional de Produção Cultural

Maringá vai sediar nesta semana o I Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios, evento que pretende debater as especificidades do setor cultural e a realidade da produção de artistas, produtores e instituições culturais nas pequenas e médias cidades do interior dos Estados. O Fórum será realizado complementando a 201ª reunião itinerante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC).

A abertura da programação será nesta terça-feira (7), às 18 horas, no Teatro Calil Haddad, com palestra do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Sérgio Mamberti e com a participação de representantes dos organizadores do fórum: Prefeitura de Maringá, Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Frente Nacional de Prefeitos, Centro Universitário de Maringá, Universidade Estadual de Maringá e Instituto Museu Memória e Vida (IMMV). O evento prossegue na quarta (8), na quinta (9) e na sexta-feira (10), o dia todo, com programação específica dos eixos estruturantes.

O calendário da CNIC foi especialmente alterado para atender Maringá como a primeira sede da reunião fora do eixo das capitais brasileiras. A comissão se reúne 10 vezes por ano nas capitais e estará na cidade para avaliar os projetos locais que possam integrar a lei Rouanet.

Participarão do encontro a secretária de Cultura de Maringá, Flor Duarte, o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes e comissários das áreas culturais da CNIC.

Segundo a secretária de Cultura, Flor Duarte, nos últimos 4 anos Maringá quadriplicou a cada ano a participação de incentivo à cultura. “No mínimo dobrabramos os projetos culturais aprovados pela CNIC neste período, tendo inclusive triplicado e quadriplicado essa captação. Maringá tem potencial para conseguir ainda mais”, declarou.

O Fórum

As grandes capitais brasileiras oferecem melhores condições de financiamento e viabilização da produção cultural. Longe da centralidade natural das metrópoles, nos pequenos e médios municípios as instituições culturais, produtores, artistas e gestores públicos vivem uma realidade bem distinta, que oferece maiores desafios e inúmeras oportunidades.

A produção cultural, tema do evento, vem ganhando destaque na região noroeste do Paraná em consequência do agendamento de uma das onze reuniões da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – CNIC em Maringá. Será a primeira vez que a comissão se reunirá em uma cidade não capital e, pela sua importância, o 1º FÓRUM NACIONAL DA PRODUÇÃO CULTURAL EM PEQUENOS E MÉDIOS MUNICÍPIOS será realizado na mesma semana.

Sabedores de que os agentes culturais de cidades do interior do Paraná e de outros estados, mesmo considerando os regionalismos existentes, vivem situações semelhantes, propomos compartilhar nacionalmente as experiências e abrir o debate sobre a produção cultural.

O encontro nacional é uma grande oportunidade de aproximação dos agentes culturais de pequenos e médios municípios do interior dos estados com os comissários da CNIC, além de propiciar a troca de experiências e a construção de sinergias entre diversos segmentos culturais.

Durante o fórum serão apresentados projetos exitosos direcionados à população dos pequenos e médios municípios e que representam inovação tanto no formato quanto na gestão, contribuindo para que outras iniciativas aconteçam em um número cada vez maior dos municípios do interior do Brasil.

O 1º Fórum Nacional da Produção Cultural em Pequenos e Médios Municípios é uma iniciativa do Instituto Museu Memória e Vida (IMMV) juntamente com instituições culturais locais. O evento tem apoio institucional da prefeitura de Maringá, secretarias estaduais de Cultura do Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sistemas estaduais de Museus do Rio Grande do Sul (SEM) e São Paulo (Sisem), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNCB), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Cultural Ingá, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Festival Internacional de Londrina (FILO). O apoio é da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Gol Linhas Aéreas, Sincontábil, Fundação Luzamor, Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau do Paraná, TCCC, Duo, Cineflix Cinemas, O Diário/odiario.com, Faculdade Cidade Verde (FCV), SESC, GVT e Sanepar. A realização é do IMMV e Ministério da Cultura (MinC).

Eixos Estruturantes

Políticas Públicas de Fomento: Abordar visão dos entes políticos e da responsabilidade de cada instância de governo no desenvolvimento da produção cultural do interior e da oferta de produtos culturais à população destes municípios. Serão apresentados números e debatidos possíveis critérios de desconcentração e interiorização das oportunidades.

Gestão de instituições, projetos e iniciativas culturais: Apresentar os diversos modelos de gestão de instituições e projetos do interior, suas peculiaridades e diferentes contextos existentes no Brasil.

Financiamento da Produção Cultural: Debater os desafios de financiar a produção cultural, as soluções e os arranjos produtivos existentes e as bem-sucedidas experiências nacionais no contexto dos pequenos e médios municípios brasileiros.

Debates Setoriais - Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Humanidades, Música, Patrimônio e Museus.

Objetivos

•reunir gestores públicos, dirigentes de instituições culturais, produtores culturais, artistas e empresas de municípios pequenos e médios;

•divulgar os mecanismos de financiamento à produção cultural existentes no país;

•capacitar gestores públicos e agentes privados da economia criativa visando à qualificação dos projetos e da produção cultural nos pequenos e médios municípios;

•promover a produção cultural no interior dos Estados objetivando a geração de trabalho e renda para as comunidades dos pequenos e médios municípios;

•estimular o setor cultural regional na busca de sinergia e de alternativas para o desenvolvimento da economia criativa.

PROGRAMAÇÃO GERAL

Local: Teatro Calil Haddad (Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, zona 5)

Palestra do dia 10: Bristol Metrópole Hotel (Av. XV de Novembro, 462, Centro)

Terça-feira, 7 de agosto

Mesa de Abertura – 18h (duração: 1h)

Prefeitura de Maringá;
Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura;

Secretaria de Estado da Cultura do Paraná;

Frente Nacional de Prefeitos;

Centro Universitário de Maringá;

Universidade Estadual de Maringá;

Instituto Museu Memória e Vida - IMMV.

Palestra – 19h (duração: 2h)

Plano Nacional de Cultura

Sérgio Mamberti – Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC)

Quarta-feira, 8 de agosto

Palestra – 9h (duração: 1h30)

Aspectos Importantes da Análise de Projetos submetidos ao Programa Nacional de Incentivo à Cultura – PRONAC

Hermides de Menezes Passos – Coordenador Geral de Análise de Projetos de Incentivos Fiscais da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Palestra – 10h30 (duração: 1h30)

Acompanhamento e Avaliação de Projetos no PRONAC

Odecir Luiz Prata Costa – Coordenador Geral de Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Palestra – 14h (duração: 1h30)

Prestação de Contas de Projetos do PRONAC

Denise Terra Nunes – Coordenadora Geral de Prestação de Contas do Ministério da Cultura.

Palestra – 15h30 (duração: 1h30)

Editais e fundos públicos para financiamento da produção cultural

Débora Aquino – Fundação Nacional de Artes (Funarte)

Encontro entre o Setor Cultural e a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura – 17h30 (duração: até 3h)

Quinta-feira, 9 de agosto

Mesa – 8h30 (duração: 2h30)

Políticas Públicas e Fomento

Mediador: Marcos Cordiolli – Cineasta e Assessor da diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Integrantes: Gabriel Simões Gobbi – Secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Eloísa da Silva Galdino – Secretária de Estado da Cultura de Sergipe

Maurício Stunitz Cruz – Coordenador de Incentivo Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

Mesa – 14h (duração: 2h)

Gestão de Instituições e Projetos Culturais

Mediador: a definir

Integrantes: João Paulo Marôpo – Gestor Cultural, fotógrafo e membro da equipe de gestão em arqueologia da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri.

Marília de Lima – presidente da Cooperativa Cultural Brasileira.

Neide Aparecida da Silva – Consultora cultural.

Mesa – 16h (duração: 2h)

Financiamento da Produção Cultural

Mediador: a definir

Integrantes: Orlando Chiqueto Rodrigues – presidente do Instituto Cultural Ingá

Maria Lucinaide Pinheiro Nogueira – Gestora Cultural, ex-comissária da CNIC, com experiência no SESI Nacional e na Confederação Nacional da Indústria, desenvolvendo tecnologia de assessoramento às empresas para o investimento em projetos culturais.

Bernadete Passos – Relações Institucionais da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Sexta-Feira, 10 de agosto

Palestra – 9h (duração: 2h30)

Sistema Nacional de Cultura

Margarete Moraes - Representante do Ministério da Cultura na Região Sul

Serviço

Mais informações: (44) 3218-6100 - Secretaria da Cultura e no site www.fpcm.com.br.