AÇÃO SOCIAL

Prefeitura lança sistema de gerenciamento eletrônico do ISS

A Prefeitura de Maringá laçou nesta sexta-feira (3) o sistema de gerenciamento eletrônico do Imposto Sobre Serviços (ISS). O novo sistema, ISS-e, vai possibilitar a implementação da Nota Fiscal Eletrônica, que trará mais agilidade, segurança e facilidade para os usuários do serviço. Durante o lançamento foram assinados os decretos que regulamentam o sistema.

Participaram da solenidade o prefeito licenciado, Silvio Barros, o secretário de Gestão e Fazenda, Leopoldo Fiewski, o gerente da empresa Global Crossing - Level 3, Fabiano de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil), Orlando Chiquetto, secretários municipais e servidores.

O prefeito licenciado Silvio Barros parabenizou os servidores municipais pelo empenho e dedicação a mais este desafio e agradeceu a parceria do Sincontábil, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap) e da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). “Espero que seja um benefício não só para os empresários, mas para a Prefeitura também”, desejou.

O secretário Leopoldo Fiewski fez uma apresentação dos investimentos em tecnologia feitos nos últimos anos pela Prefeitura e anunciou o cronograma de instalação do novo sistema. “O novo sistema vai beneficiar 15 mil empresas prestadoras de serviço em Maringá que geram um PIB de serviços anual de R$ 4 bilhões. Somente de papel a economia será de mais de R$ 2,5 milhões ao ano”, destacou.

Cronograma

01/09: Entrada em operação do ISS-e. O sistema ficará disponível somente para solicitação da senha web.

20/09: Prazo final para a entrega das DMS via ISSFácil
21 a 21/09: Migração dos dados do ISSFácil para o DMS-e, portanto, não haverá mais a recepção de DMS

A partir de 25/09: Entrega das declarações somente através da DMS-e

A partir de 01/10: Início da emissão da NFS-e para os contribuintes que, opcionalmente, solicitarem a autorização de emissão até 30/09.

01/08/2013: Funcionamento exclusivo do sistema

Nota Fiscal Eletrônica

A Nota Fiscal Eletrônica vem sendo implementada pela Prefeitura desde o início do ano com a participação e o apoio do Sincontábil, Sescap e ACIM, que ajudaram na formatação do programa e nos testes finais para adequar o serviço à necessidade de Maringá.

Para implantar o serviço eletrônico a Prefeitura contratou uma empresa que vai fornecer em regime de comodato um equipamento Data Center somente para atender o novo sistema, com plantão de atendimento 24 horas por dia, 7 dias da semana, 365 dias ao ano.

Além dos benefícios aos usuários do serviço, o novo sistema vai resultar na economia de papel e na desburocratização do serviço público. Com o investimento em tecnologia os usuários do sistema vão acessar o site da Prefeitura, emitir a nota fiscal e efetuar o pagamento do tributo sem precisar mandar imprimir o bloco de nota fiscal.