AÇÃO SOCIAL

Empresa de TI lança programa para aproximar universitários do mercado

O Cesumar foi a instituição escolhida para o lançamento do programa "Tecnospeed na Universidade". A iniciativa da empresa Tecnospeed, que nasceu há seis anos em Maringá e atua no desenvolvimento de sistemas e componentes de informática, visa apresentar aos universitários da área de tecnologia da informação (TI) a realidade do mercado de trabalho.

Para fazer o lançamento do programa e ministrar palestra aos alunos, representantes da empresa estiveram ontem à noite na instituição. A palestra foi proferida pelo gerente de projetos da empresa, Jonathan Santos, ex-aluno do Cesumar. Segundo dados da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) repassados por ele, o mercado de TI cresceu 61% nos últimos três anos e haverá uma demanda por 78 mil profissionais nos estados do Sul e Sudeste nos próximos anos.

De acordo com a analista de RH da empresa, Amanda Marconi, o "Tecnospeed na Universidade" foi montado em função dessa demanda que há hoje na área. Dados da Brasscom apontam também que há uma evasão nos cursos superiores de TI de 87%. Na visão da gestora, uma das razões da desistência é o desconhecimento que os estudantes têm da área.

"Com o programa, nós visamos ajudar na formação de mão-de-obra, uma vez que vamos até as universidades para mostrar o que as empresas desejam dos profissionais. É uma forma de tornar a prática mais próxima da teoria e estimular os estudantes a continuar em frente", comentou Amanda.

Para o professor Nélson Tenório, coordenador do curso de Redes de Computadores , o programa é bastante pertinente para ajudar os alunos a entender melhor as necessidades do mercado de trabalho, focar seus estudos e assim sair mais preparados para a realidade que vão encontrar.