DENGUE

Saúde promove 'Ressaca sem Dengue' nesta quinta

A Secretaria da Saúde promove nesta quinta-feira (26), a ação 'Ressaca sem Dengue', que faz parte da campanha Paraná sem Dengue, lançada em Maringá no final do ano passado.

Agentes Ambientais vão distribuir mudas de citronela para a comunidade, orientando como utilizar a planta que tem ação repelente contra insetos e reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue.

A distribuição será das 10h30 às 14 horas, na avenida Lauro Werneck, em frente ao Sesc.

“Vamos incentivar o uso de citronela como repelente ao mesmo tempo alertar sobre a importância de se eliminar água parada”, afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

A citronela é um capim conhecido pelo efeito repelente, usado principalmente contra mosquitos e borrachudos.

Parecido com a erva cidreira e o capim limão, a citronela apresenta um odor mais forte, também com grande quantidade de óleo essencial.

Pelos efeitos repelentes, pode ser plantada em canteiros de cultivo comercial, servindo para afastar pragas e insetos que atacam folhagens e legumes.

Além do uso da planta, a citronela produz a essência, utilizada em perfumes, velas, incensos, repelentes e desinfetantes.

A citronela pode ser cultivada em pequenos canteiros e em vasos, apresenta crescimento rápido e tem fácil manejo.

Junto com as secretarias da Educação e de Esportes, a Saúde tem cultivado citronela em escolas e praças públicas.

Os agentes ambientais estarão também distribuindo folhetos mostrando os principais locais de proliferação do mosquito e como as pessoas devem eliminar estas condições.

“O combate à dengue deve ser diário, deve ser um hábito das pessoas”, reforça Nardi.
PMM