AEROPORTO

Maringá amplia pátio de aeroporto para atrair voos internacionais diários

Maringá inaugurou nesta terça-feira (17) as obras de ampliação do pátio de aeronaves do aeroporto regional Silvio Name Júnior. A partir de agora, o aeroporto, que é administrado pelo município, está apto a receber voos internacionais diários de passageiros e de carga. A cerimônia contou com a presença do comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro Juniti Saito, e de todo o Comando Territorial Aéreo.

O secretário estadual da Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, falou sobre o investimento e aproveitou para fazer reivindicações para o plano de desenvolvimento aeroviário do Paraná. Barros citou casos de Curitiba, Londrina, Ponta Grossa e do Litoral que precisam de investimentos em seus aeroportos. Mas lembrou que com a ajuda do comandante da Aeronáutica “hoje temos uma torre com 25 funcionários que cuidam 24 horas da segurança de nossos voos. Todas as vezes que buscamos o apoio do brigadeiro fomos atendidos prontamente, e hoje somos devedores de sua boa vontade”.

A deputada federal Cida Borghetti que acompanhou a viagem do brigadeiro Saito e comandantes da FAB de Brasília a Maringá, destacou o progresso do aeroporto regional de Maringá. “Hoje é um dia histórico para toda nossa região. Essa pista representa desenvolvimento da indústria e do comércio. Aqui, serão importados produtos de outros países e exportados produções de Maringá e toda região. Isso muito nos orgulha. Daqui sairão frutos de nossa terra, do Paraná para mundo”, destacou.

INVESTIMENTOS - Com investimentos de R$ 3 milhões levantados junto ao Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Proffa) - 70% de aporte federal e 30% estadual, o novo pátio tem área de 13 mil metros quadrados e assegura a a regularidade dos voos internacionais de carga.

Maringá já recebia um voo internacional a cada quinze dias com vindas de Miami, mas com cargas limitadas por causa do tamanho do pátio e da operação. Há algumas semanas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) elevou a categoria de segurança contra incêndio no Aeroporto, aumentando também a capacidade operacional de aeronaves de grande porte.

MODERNIZAÇÃO - Está previsto também para o segundo semestre de 2012 o início das obras de extensão da atual da pista de 2,1 mil metros para 2.380 metros, com uma taxyway (via onde a aeronave circula para a pista, terminal ou hangar) de 1,5 mil metro, além da ampliação do terminal de passageiros que vai dar mais conforto e comodidade aos usuários.

AEROPORTO - De acordo com o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, a primeira fase do programa de trabalho para capacitar o aeroporto começou em 2006 e foi até abril de 2007, com a portaria da Agência Nacional de Aviação Civil habilitando o Aeroporto para o Tráfego Internacional de Cargas. Fase seguinte: em junho de 2009 saíram os atos de alfandegamento assinados pela Receita Federal, tanto do Aeroporto quanto do Terminal de Cargas.

“Hoje o Aeroporto de Maringá é um dos que mais crescem no Brasil, passando de 217 mil passageiros em 2008, para 670 mil em 2011. Com expressivo aumento no número de passageiros atendidos em 4 anos, deve atingir neste ano números próximos a 800 mil passageiros e este novo pátio também vai aumentar a capacidade de recebermos mais aeronaves de passageiros”, destacou o Valêncio.

Também participaram do evento o prefeito licenciado Silvio Barros, o deputado federal Luiz Nishimori, o prefeito de Toledo José Schiavinato, o presidente da Acim, Marco Tadeu Barbosa, além de autoridades locais e regionais.