TECNOLOGIA

Definidos parques tecnológicos em Maringá

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e o Senai serão os responsáveis pela implantação do Tecnoparque em Maringá. Outra unidade será construída em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. A iniciativa do Governo do Estado irá atrair empresas de base tecnológica inovadoras, criando centros de desenvolvimento.

De acordo com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, os tecnoparques irão fortalecer o programa Paraná Competitivo do Governo do Estado e os Arranjos Produtivos Locais (APLs), dando sustentação tecnológica dos institutos de pesquisa, como o Tecpar, e ampliação das áreas atendidas, com a participação das universidades estaduais.

O tecnoparque funcionará na Cidade Industrial de Maringá implantada em área aproximada de 100 alqueires, na estrada Pinguim. O novo parque industrial foi apresentado para empresários e autoridades dos governos federal, estadual e municipal na quarta-feira (18). No dia anterior, foi definida a unidade em Jacarezinho, onde havia área disponível do Tecpar. “Jacarezinho tem importância muito grande porque é uma região de baixo IDH, e o tecnoparque abrirá oportunidade de desenvolvimento”, comentou Alípio Leal.

Em Maringá, o protocolo de intenção foi assinado entre as instituições e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, durante o lançamento da Cidade Industrial de Maringá.