CULTURA

Equipe do "Casos e Causos" da RPCTV grava filme no Museu Cesumar

A Casa do Pioneiro, que compõe o complexo do Museu Cesumar, foi cenário nesta quarta-feira (18) da gravação de uma cena do curta-metragem para televisão, chamado Modernice, do quadro Casos e Causos, da Revista RPC, exibido pela RPCTV sempre nas noites de domingo.

Essa é a primeira vez que é feita uma produção do Causos e Causos em Maringá. A gravação do curta-metragem é um prêmio oferecido para o melhor filme cinematográfico feito durante o 9º Festival de Cinema de Maringá, que aconteceu no mês de junho. O filme Modernice é uma obra que homenageia o ator e cineasta brasileiro Mazzaropi.

De acordo com uma das diretoras do filme, Kamila Rutkosky, a escolha do Museu Cesumar como um dos cenários para a produção se deu pelo fato da Casa do Pioneiro retratar fielmente uma moradia dos anos 50 e ter um cenário equipado com objetos de época.

Fortunato de Medeiros Fávero é outro diretor da produção e um dos responsáveis pela edição que venceu o prêmio do 9º Festival de Cinema de Maringá. Formado em Artes Visuais pelo Cesumar, Fávero diz que essa gravação serve como oportunidade de grande aprendizagem. "É uma honra ver seu trabalho ser refeito de forma profissional", afirma.

Para a adaptação do curta-metragem Modernice foram necessários 30 profissionais e três dias de gravação, que serão compactados em 10 minutos. O filme será exibido no dia 26 de agosto. Para saber mais detalhes sobre a produção, acompanhe no site do programa da TV Globo.